Caminho para Marte: Por que o homem precisa chegar ao planeta vermelho?

O trilionário Elon Musk, dono da Space X, revelou que os primeiros tripulantes para uma futura missão à Marte podem não voltar vivos da viagem

Núria Saldanha, da CNN em Washington

Ouvir notícia

O trilionário Elon Musk, dono da Space X, revelou que os primeiros tripulantes para uma futura missão a Marte podem não voltar vivos da viagem. A empresa espacial promete um pouso tripulado no planeta vermelho em 2026.

Segundo ele, botas de astronautas podem tocar o solo marciano ainda nesta década. Já a Nasa não promete nada antes de 2030.

Mas o que ainda falta ser resolvido para que o ser humano explore a próxima fronteira depois da Lua?

Por necessidade de sobrevivência ou para expandir território, o desejo de ir além surgiu junto com a humanidade. Na pré-história, o homem saiu da África e aos poucos chegou à Europa e à Ásia. No Egito antigo, os hebreus escaparam da escravidão e foram em busca de liberdade para a Palestina.

Na Roma antiga, a história registra os invasores que derrubaram o Império e mudaram a Europa. Na Idade Média, povos se envolveram em guerras para tomar novas terras. Com as grandes navegações, o desejo de ir além ganhou outros tamanhos. Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama ampliaram fronteiras e definiram novos contornos no mapa mundial.

Com de diferentes formas e períodos, processos como todos esses foram se repetindo pelos séculos, até que a vontade de desbravar lugares ultrapassou todos os limites conhecidos até então: o ser humano se lançou ao espaço. 

A evolução tecnológica possibilitou sonhos cada vez maiores e o que está nas telas do cinema, nas séries de TV e na ficção científica pode virar realidade ainda nesta década.

Mas essa previsão é considerada improvável por muitos especialistas. Quarto planeta do sistema solar, Marte está a mais de 54 milhões de quilômetros de nós. Isso no alinhamento mais próximo dos planetas, que ocorre a cada dois anos. Na maior distância, são cerca trezentos milhões de quilômetros. E, embora o homem nunca tenha pisado lá, essa paisagem vermelha é uma velha conhecida de muitas criações humanas: elas foram capturadas pelas sondas e os robôs que já conseguiram chegar estiveram no planeta.

Uma missão tripulada ao planeta vermelho tem vários desafios a serem resolvidos, como reservar tanto combustível para uma viagem que pode demorar mais de um ano? Como garantir comida e suprimentos aos astronautas? E como certificar a segurança do grupo durante a jornada mais perigosa do homem no espaço?

Ilustração de amostras coletadas pelo Perseverance deixando Marte
Ilustração de amostras coletadas pelo Perseverance deixando Marte e retornando à Terra
Foto: NASA/JPL-Caltech

Mais Recentes da CNN