ChatGPT anuncia ferramenta de controle parental; veja como ativar
Funcionalidade reduz conteúdos sensíveis e oferece opções de limite de horários e bloqueio da geração de imagens

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento de uma nova ferramenta de controle que permite que os responsáveis por menores consigam regular os conteúdos que aparecem aos adolescentes.
Com o uso da funcionalidade, o aplicativo recebe proteções adicionais de conteúdo — incluindo redução de conteúdo gráfico, desafios virais, encenações sexuais, românticas ou violentas e ideais de beleza extremos.
Os pais terão a opção de desativar essa configuração se quiserem, mas usuários adolescentes não poderão fazer alterações.
Além disso, a ferramenta de controle parental irá avisar o responsável pela conta do adolescente caso identifique sinais de que esteja pensando em se machucar por meio de e-mail, mensagem e texto e alerta por push.
De acordo com a OpenAI, uma funcionalidade de previsão de idade para evitar fraudes está em desenvolvimento para aplicar automaticamente as configurações adequadas de regulação do conteúdo.
Veja como ativar a proteção
Vá em Configurações > Controle Parental e faça o convite para o menor de idade. A partir do aceite da vinculação entre as contas, selecione as opções que deseja regular o conteúdo.
Entre elas estão:
- Definir horários de silêncio ou específicos em que o ChatGPT não pode ser usado;
- Remover a opção de usar o modo de voz;
- Desligar a memória para que o ChatGPT não salve e use memórias ao responder;
- Remover a geração de imagens;
- Optar por não participar do treinamento de modelos, para que as conversas dos adolescentes não sejam usadas para melhorar os modelos.


