Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuva de meteoros Lyrid atingirá seu pico neste domingo à noite; confira como ver

    Fenômeno astronômico ilumina o céu sempre em abril e poderá ser visto até o dia 29

    A Millennium Bridge de Londres se ilumina sob as estrelas em uma noite clara em 22 de abril de 2020. O céu claro criado pela lua nova coincide com a chuva de meteoros Lyrid
    A Millennium Bridge de Londres se ilumina sob as estrelas em uma noite clara em 22 de abril de 2020. O céu claro criado pela lua nova coincide com a chuva de meteoros Lyrid Simon Robling/Getty Images

    Da CNN em Espanhol

    Todos os anos, em sua jornada ao redor do Sol, a Terra coincide com uma nuvem de partículas de poeira, provenientes do cometa C/1861 G1 Thatcher. Ao se colidirem, entram na atmosfera da Terra e se desintegram para dar origem ao Chuva de meteoros Lyrid, um fenômeno astronômico que ilumina o céu noturno em abril.

    A chuva de meteoros Lyrid, em homenagem à constelação de Lyra, atingirá o pico por volta das 22h06, horário de Brasília, no domingo, 23 de abril, de acordo com a EarthSky.

    Mas quando é a melhor hora para ver este show e como acompanhá-lo?

    De acordo com a American Meteor Society, os fragmentos serão melhor vistos no hemisfério norte, onde a luz está alta no céu ao amanhecer. Também é possível ver a chuva do hemisfério sul, mas em um ritmo mais lento.

    Quer uma visão melhor?

    EarthSky sugere tentar entre a noite de 21 de abril e o nascer do sol de 22 de abril, ou entre a noite de 22 de abril e o nascer do sol de 23 de abril, para ver claramente a chuva de meteoros.

    Em um céu escuro sem lua, você pode ver de 10 a 15 meteoros por hora. “Lyrids geralmente têm ondas imprevisíveis, então, esteja preparado para aglomerados de meteoros inesperados”, explica EarthSky.

    Os observadores também devem ficar atentos à bolas de fogo ou trilhas de poeira brilhante deixadas por meteoros.

    Este fenômeno poderá acontecer até 29 de abril.

    Prepare-se para olhar o céu noturno

    Os observadores devem encontrar uma área longe da poluição luminosa das cidades e deitar-se para poderem ver a maior parte do céu noturno. A NASA recomenda esperar 30 minutos para que seus olhos se ajustem ao escuro e facilite a detecção de meteoros.

    Lyrids foram observados por 2.700 anos, segundo a NASA. Este evento normalmente tem meteoros brilhantes e rápidos e picos de até 100 meteoros vistos por hora.

    Além disso, em 2023, a lua não vai atrapalhar os lírios, garante EarthSky.