Cidades maias e pirâmide de quase 3 mil anos são descobertas na Guatemala
Sítios arqueológicos revelaram construções e esculturas relevantes para o estudo da civilização pré-colombina

Três cidades da antiga civilização maia foram recentemente descobertas na selva de Petén, na Guatemala: Los Abuelos, Petnal e Cambrayal.
Elas foram encontradas e escavadas pelo Projeto Arqueológico de Uaxactun, que realiza pesquisas arqueológicas em áreas antes ocupadas pelos maias e já descobriu cerca de 176 sítios.
As três cidades, consideradas as descobertas mais importantes do projeto, estão dispostas em um triângulo, separadas umas das outras por aproximadamente cinco quilômetros, e provavelmente foram ocupadas pelos maias há cerca de 3.000 anos.
As construções e peças encontradas permitem entender mais sobre a tipologia cerâmica, os estudos astronômicos e a cultura maia de maneira geral.
"Cada pequena peça que conseguimos obter das escavações é fundamental, como uma peça do quebra-cabeça maior que estamos montando", disse Dora García, codiretora do projeto.
Cerimônias e astronomia
Em Los Abuelos, foram reveladas duas esculturas que representam um casal ancestral, apelidadas de "o avô" e "a avó". A cidade parece ter sido intensamente ocupada durante o Pré-clássico Médio e o Pré-clássico Tardio, para ser abandonada brevemente e reabitada durante o Clássico Tardio, o que sugere que o local se tratava de um importante centro cerimonial.
Aos pés dessas duas figuras, foi encontrado um sepultamento humano, além de diversas oferendas, como vasos, conchas e pontas de flechas.
Além das esculturas, Los Abuelos também abriga uma construção que provavelmente era usada como observatório astronômico pelos maias. Sua disposição permite o registro preciso dos solstícios e equinócios que marcam as estações do ano.
Pirâmide com mais de 30 metros
A cidade de Pental era provavelmente considerada um grande centro político da civilização maia, com uma pirâmide monumental de 33 metros de altura erguida de maneira imponente no local. No topo da construção, uma sala bem conservada ainda exibe vestígios de um mural pintado em tons de vermelho, branco e preto.
Altares em formato de sapos também foram encontrados tanto em Pental como em Los Abuelos.
Sistema de drenagem
Já a terceira cidade, Cambrayal, se destaca por sua rede de canais com 57 metros de comprimento, que se origina em um reservatório de água localizado no topo de um palácio e se estende para a área ao redor.
Esses canais, revestidos de estuque, não parecem ter sido usados para transportar água, e sim resíduos, atuando como um sistema de drenagem da cidade.
Assim como Los Abuelos, as duas outras cidades também sofreram um padrão de ocupação semelhante, habitadas durante o período Pré-clássico, depois abandonadas e, séculos depois, redescobertas e repovoadas durante o período Clássico Tardio.