Cientistas descobrem nova espécie de sapo e homenageiam Greta Thunberg no nome

Especialistas esperam atrair olhares da comunidade internacional para a preservação de área em risco de desmatamento no Panamá, onde a espécie é encontrada

O Pristimantis gretathunbergae foi nomeado em homenagem à ativista ambiental sueca
O Pristimantis gretathunbergae foi nomeado em homenagem à ativista ambiental sueca ZooKeys

Luana Franzãoda CNN*

em São Paulo

Ouvir notícia

Pesquisadores de universidades do Panamá, Brasil, Alemanha e República Tcheca identificaram uma nova espécie de sapo na região de Cerro Chucantí, no Panamá, conforme publicado na revista científica ZooKeys.

A espécie, que se destaca das outras de seu gênero pelos grandes olhos negros, coloração do ventre e uma cabeça maior, recebeu o nome de Pristimantis gretathunbergae, homenageando a ambientalista sueca de destaque global, Greta Thunberg.

Outras espécies de sapos do gênero Pristimantis podem ser encontrados em países da América Central e do Sul. Segundo os pesquisadores, somente no Panamá já foram encontradas até hoje 13 variações.

 

Os cientistas alertam para o fato de que a região de Cerro Chucantí e as montanhas que cercam a região são uma área que sofre com rápido desmatamento, em função da criação de plantações e pasto para gado.

Nomear a nova espécie em homenagem à Greta Thunberg, ativista que com apenas 19 anos já conquistou o cenário internacional, pode trazer os holofotes para essa região e auxiliar na preservação do local.

“Como uma espécie de destaque, esse novo sapo pode ajudar a preservar a floresta Chucantí, incluindo diversas espécies recém-descritas, conhecidas apenas nessa área isolada no leste do Panamá”, afirmaram os cientistas em artigo.

Ativista sueca Greta Thunberg discursa durante conferência sobre o clima em Milão / Reuters

*Sob supervisão de Rafaela Lara 

Mais Recentes da CNN