Cientistas monitoram “alarmante” derretimento de plataformas de gelo da Antártida
Derretimento fez com 71 das 162 plataformas de gelo da Antártida perdessem massa entre 1997 e 2021
Por Kate Abnett
BRUXELAS (Reuters) – Cerca de 40% das plataformas de gelo da Antártida encolheram significativamente nos últimos 25 anos, disseram cientistas nesta quinta-feira (12), em conclusões que a Agência Espacial Europeia disse serem “alarmantes”.
O derretimento fez com 71 das 162 plataformas de gelo da Antártida perdessem massa entre 1997 e 2021 — das quais 68 passaram por uma redução “estatisticamente significativa”, segundo o estudo publicado na revista Science Advances nesta quinta-feira.
Cientistas disseram que as perdas foram além das flutuações normais das plataformas de gelo e se somam às evidências de como as mudanças climáticas causadas pelo homem estão afetando a Antártida.
“Esperávamos que a maioria das plataformas de gelo passasse por ciclos de encolhimento rápido, mas de curta duração, e que depois se recuperassem lentamente. Em vez disso, estamos vendo que quase a metade delas está encolhendo, sem sinais de recuperação”, disse o principal autor, Benjamin Davison, pesquisador da Universidade de Leeds.
Durante o período estudado, os cientistas descobriram que 29 das plataformas de gelo ganharam massa e 62 não tiveram mudanças significativas.
Os cientistas afirmaram que 48 das plataformas de gelo perderam mais de 30% de sua massa durante o período de 25 anos. Entre os principais fatores do derretimento, estão correntes oceânicas e ventos no lado ocidental da Antártida, empurrando água quente para baixo das plataformas de gelo.