Como a IA está mudando o design de móveis, arquitetura e moda
Designers pioneiros discutem como a inteligência artificial está revolucionando campos criativos

O design é tanto uma arte quanto uma ciência. Forma e função devem coexistir. Assim, quando se trata da adoção da inteligência artificial, campos como moda, arquitetura e design de interiores se encontram em uma encruzilhada.
Para aqueles que veem o design como um empreendimento principalmente criativo, a IA parece minar a humanidade intrínseca que fundamenta seu trabalho. Mas para aqueles que buscam melhorar a eficiência — seja na geração de ideias, na redução de desperdício ou na otimização da fabricação — a tecnologia pode ajudar a aprimorar o processo criativo.
Independentemente de sua posição sobre se (ou quanto) os designers devem abraçar a IA generativa, isto é claro: ela está tendo um impacto sísmico no ambiente construído, nos produtos em nossas prateleiras e nas roupas em nosso guarda-roupa.
Abaixo, três dos primeiros e mais proeminentes adeptos do design impulsionado por IA, de diferentes setores criativos, discutem como a tecnologia está transformando suas práticas:
Philippe Starck, designer industrial

Em 2019, minha "cadeira IA" tornou-se a primeira peça de mobiliário industrial produzida em massa criada com a ajuda da inteligência artificial. Lancei a série em parceria com uma empresa italiana de móveis, a Kartell, na Semana de Design de Milão, e ela foi colocada à venda naquele ano.
O design generativo estava em sua infância na época, mas a história da cadeira remonta a alguns anos antes. Em 2017, eu estava ficando um pouco entediado comigo mesmo e com minhas criações. Queria explorar novos territórios, desprovidos de influências humanas, culturais ou sentimentais, e foi por isso que decidi trabalhar com IA.
Comecei a colaborar com a Autodesk, uma das primeiras empresas de software de design generativo. Eles me disponibilizaram um computador dedicado, e eu fiz uma pergunta simples: "Você pode me ajudar a descansar meu corpo, usando o mínimo de matéria e energia?"
A IA tinha que entender o que era um corpo humano — e não sabia nada sobre minha cultura, minha origem, meus desejos ou meu gênero. A máquina lutou por mais de dois anos, indo e voltando comigo e com os engenheiros da Autodesk sobre os designs. Estava travada.
A solução veio para mim, de forma indireta, quando meu grande amigo Henri Seydoux — CEO da empresa francesa de drones Parrot — me explicou que os dedos da mão de um feto no útero da mãe não são formados adicionando matéria, mas removendo-a. (A mão é inicialmente uma forma semelhante a uma pá, e os dedos só são revelados quando as células nas áreas entre os dígitos morrem). Contei isso à máquina através dos engenheiros, para ajudar a reorientar o pensamento da IA, e em minutos, ela produziu uma cadeira.
Naquela época, a máquina levou três anos para criar uma cadeira. Hoje, provavelmente levaria alguns segundos.
A inteligência artificial é, por definição, artificial. Ela não existe; é velocidade. A IA é uma ferramenta fantástica, porque pode economizar tempo, pode conectar os pontos. Ela faz o cálculo mais rápido de uma tremenda massa de informações. Ela entrega um coquetel.
A tecnologia já mudou a forma como trabalhamos. Vemos seu poder impressionante todos os dias. Mas é um poder que ainda não tem coração ou cérebro. O que fazemos, como designers, é conversar com a IA, incorporá-la na tecnologia e controlá-la. Ela é incrivelmente inteligente e cada vez mais autônoma, mas permanece enraizada no que programamos — no que escolhemos para ela. Ainda precisamos daquela pequena mágica que reside dentro do cérebro humano. E quando faço esboços com meu lápis e bloco, ainda sou mais rápido que a IA.
Tenho dúvidas sobre o nível de criatividade que ela pode produzir ou replicar. Há magia e poesia na verdadeira criatividade, que acredito ainda ser prerrogativa do subconsciente humano. A IA ainda não é a grande criadora que nós somos. Mas amanhã, quem sabe.
Por enquanto, embora a IA seja revolucionária, ela é um meio para um fim, não um fim em si mesma. É mais uma ferramenta. Quando inventamos o telefone, não era o telefone que importava, mas o fato de podermos falar uns com os outros. Então, aconselho os designers a terem cuidado com as armadilhas (é um campo minado) e, acima de tudo, manterem sua própria visão, desenvolverem seu subconsciente e acreditarem em sua intuição e suas ideias.
Só então — e apenas então — você deve deixar a IA ajudar um pouco. Pelo menos, por enquanto.
Norma Kamali, estilista

Sempre fui muito curiosa sobre tecnologia. Nos anos 1960, consegui um emprego na Northwest Orient Airlines e me vi sentada em frente a um computador UNIVAC o dia todo. Ele me fornecia informações sobre voos, chegadas e problemas com as aeronaves. A partir daí, me senti muito à vontade com computadores. Simplesmente pensei: "Ah, entendi isso."
Há alguns anos, estava em uma reunião em Abu Dhabi onde alguém apresentou um site de e-commerce que era operado, projetado e comercializado por IA. Um cientista nesta reunião perguntou se — por eu ser designer — eles poderiam "fazer o download do meu cérebro." Achei uma ideia tão boa que deveria fazê-la eu mesma.
Tenho um arquivo de moda que abrange minha carreira de 57 anos, que é incrivelmente valioso para minha marca. Pensei: "E se minha experiência e visão pudessem fazer parte de uma experiência com IA? E se meu arquivo pudesse estender a vida da marca depois que eu me for?" Quando Karl Lagerfeld foi contratado pela Chanel, ele religiosamente reaproveitou o arquivo da marca. Ele a trouxe de volta à vida. Pensei que a IA poderia fazer isso por mim.
Fiz um curso no Instituto de Tecnologia de Massachusetts sobre IA, geração de conteúdo e escrita de prompts realmente bons. Foi muito além da minha compreensão. Havia 150 alunos, todos muito mais inteligentes que eu, e eu esperava que nenhum deles soubesse o suficiente sobre moda para me reconhecer. Mas sou grata por ter persistido. Quando terminei, estava tão empolgada com as oportunidades. Foi como se um mundo inteiro se abrisse.
Agora, tenho um programa de IA que categorizou meu arquivo, usando descrições marcadas baseadas em silhuetas, decotes e outros elementos de design. Quando escrevo um prompt, a IA pesquisa em meu arquivo por peças similares e responde com ideias de design que são consistentes com meu trabalho anterior.
Por exemplo, recentemente usei IA para recriar uma nova versão de um popular vestido listrado preto e bege semi-transparente da minha marca. Estava ficando cansada dele, porque já tinha criado tantas iterações. Já tinha feito como mini-vestido, vestido longo, macacão. Mas quando vi Jessica Biel fotografada com o vestido no verão passado, pensei "Meu Deus, tenho que fazê-lo novamente." Ela estava simplesmente incrível.
Mas eu realmente não conseguia pensar em mais nada para fazer. Então, peguei uma foto do design original e dei um prompt para a IA, pedindo variações. A IA reconfigurou o padrão das listras, tornando algumas mais grossas e movendo as faixas. Em vez da saia listrada, a IA sugeriu um painel bege transparente com uma fenda lateral. Em um design, adicionou uma gola. Escolhi alguns dos meus favoritos, e cada um parecia que eu tinha criado. Colocamos uma coleção — alguns projetados por mim, outros pela IA — em nosso site, informando aos clientes qual era qual, mas isso não fez diferença. Venderam nas mesmas proporções.
Essa é a diferença com a IA. Eu estava emocionalmente conectada àquela foto da Jessica — não acho que o vestido tenha ficado melhor em alguém, jamais. Teria sido difícil desconstruir o design e mudá-lo. Mas a IA poderia ir para qualquer direção com ele e criar algo novo.
Embora eu concorde com muita da retórica anti-IA — que ela vai tirar empregos e substituir ações humanas — também acredito fortemente que ela vai criar novos empregos, um novo mundo e uma nova forma de viver, também. Aprender o máximo possível sobre IA, para ver como sua criatividade ganha vida de uma nova maneira, é realmente algo bom para se fazer.
Ainda faço esboços, ainda faço moldes, ainda uso modelos reais. Tudo isso faz parte do processo. Mas não consigo imaginar não aproveitar essa nova oportunidade. Por que você deixaria isso passar?
Tim Fu, designer de arquitetura

As pessoas pensam sobre IA de uma maneira muito superficial. Na arquitetura, a IA pode auxiliar em tudo, desde painéis de inspiração e renderização até a exploração de diferentes configurações de plantas baixas.
Imagine que estamos projetando o layout de um quintal. Apresentamos à IA os principais objetivos, referências visuais e alguns materiais de construção viáveis. A IA então nos fornece inúmeras das melhores soluções, que analisamos e selecionamos criticamente. Ainda precisamos conectar a porta à varanda e assim por diante — então os objetivos fundamentais do arquiteto permanecem intactos.
Em minha empresa, Tim Fu Studio, desenvolvemos conjuntos de ferramentas de IA para otimização arquitetônica e espacial. Definimos fatores que afetam nossos projetos — como maximizar a metragem quadrada ou a luz solar — e deixamos que a inteligência da máquina explore diferentes configurações com base nesses parâmetros. Algoritmos evolutivos continuam testando opções até que elas melhorem cada vez mais, então podemos selecionar as melhores.
Recentemente, revelamos projetos para um novo resort no Lago Bled, na Eslovênia, com sete vilas de luxo. Acreditamos que este é o primeiro projeto arquitetônico totalmente orientado por IA do mundo.
Usamos nossas ferramentas de IA para as plantas baixas, maximizando as vistas do lago em cada propriedade, por exemplo. Mas também instruímos um modelo de difusão para analisar um banco de dados de imagens da arquitetura da região para gerar ideias de design em harmonia com o patrimônio e estilo locais. Os resultados nos ajudaram a reimaginar motivos tradicionais eslovenos de design, como o "rizalit" em madeira — fechamentos verticais frequentemente encontrados projetando-se das fachadas das casas da região — que reinterpretamos como átrios com frente de vidro inundando as vilas de luz.
O que realmente queremos dizer por "estilo", visualmente falando, é correlação. A IA pode fazer isso: A difusão funciona captando a correlação entre pixels, que é essencialmente a mesma forma como os humanos veem padrões.
Às vezes tratamos a IA como uma calculadora. Apenas deixamos que ela processe porque faz isso muito mais rápido do que nós podemos. Mas os arquitetos são lentos para se adaptar a qualquer coisa que sintam ameaçar sua autonomia criativa. É muito difícil deixar o ego de lado e perceber: "Ei, podem existir aspectos do meu trabalho que as máquinas fazem melhor". O ethos de nossa empresa é manter-se humilde diante da tecnologia. A IA acelera tudo o que fazemos. Nossa entrega é mais rápida; nossa qualidade é melhor. Mas a tecnologia apenas auxiliará, não substituirá os arquitetos. Ao contratar para o estúdio, não testamos apenas as habilidades dos candidatos em prompts de IA e resolução de problemas, mas também seus desenhos. Desenhamos no papel no escritório todos os dias.
Como tudo que é revolucionário, as pessoas são relutantes em usar IA e ativamente se manifestam contra ela — especialmente aquelas que não a entendem realmente. As pessoas também têm muitas concepções erradas sobre IA porque há muita informação ruim na internet. Alguns escritórios de arquitetura até a proíbem completamente por medo, o que é ótimo para nós. Significa que nossos concorrentes não estão entrando no trem.
O resultado final da arquitetura são os lugares que criamos e as experiências que construímos, não apenas as renderizações que produzimos. O maior marco será quando, em vez de argumentar pelo uso desta tecnologia, simplesmente deixarmos as pessoas caminharem pelo espaço, para experimentá-lo em primeira mão sem qualquer conhecimento do envolvimento da IA. Ainda estamos esperando que muitos de nossos projetos maiores orientados por IA sejam anunciados — alguns deles no Oriente Médio, incluindo planos diretores urbanos completos — e é empolgante.
