Como fazer a trend dos objetos falantes com IA: veja passo a passo
Febre nas redes sociais, vídeos usam IA para criar objetos falantes; saiba como criar o seu

A trend dos objetos e alimentos falantes feitos com IA dominou as redes sociais no começo deste ano. Portanto, se você viu algum vídeo de um legume sendo rude, saiba que não é nada pessoal.
Os vídeos combinam educação com um pouco de humor: enquanto os personagens são grosseiros nas falas, eles ainda explicam as melhores práticas de uso das suas respectivas versões.
O viral rapidamente se tornou uma tendência para criadores de conteúdo e marcas em Instagram, Facebook e TikTok. A seguir, veja o passo a passo para participar.
Como criar vídeo de objetos falando com IA
O processo é dividido entre duas partes principais: primeiro, é necessário criar uma imagem do objeto em questão, e depois o resultado precisa ser transformado em vídeo. O passo a passo envolve pelo menos duas ferramentas diferentes.
Além disso, é importante reforçar que muitas plataformas podem converter a imagem em vídeo, mas o processo normalmente é pago. Verifique se você possui uma assinatura ou teste gratuito antes de prosseguir.
Criar o objeto
Abra um gerador de imagens para criar o personagem do seu vídeo. Gemini e ChatGPT são duas opções populares e que conseguem atender aos pedidos com precisão.
Siga estes passos:
- Abra o chatbot;
- Selecione a opção de criar imagem;
- Envie este modelo de prompt: "Crie um personagem animado em 3D de um [nome do objeto]. O objeto precisa ter um rosto humano, como se fosse parte dele, com expressão facial demonstrando [nome da emoção]. Use um visual realista, com iluminação cinematográfica e fundo com [insira detalhes do cenário]. A imagem precisa estar na proporção 9:16."

Transformar a imagem em vídeo
Com a imagem pronta, a próxima etapa envolve usar uma IA para transformá-la em vídeo e colocar uma locução. Para este passo a passo, a ferramenta escolhida foi o Flow, do Google, disponível para assinantes dos planos pagos de IA da empresa.
Veja como:
- Salve a imagem gerada por IA no dispositivo;
- Acesse o Flow;
- Comece um novo projeto;
- Selecione a opção “Frames para vídeo”;
- Envie a imagem;
- Insira o seguinte prompt: "Transforme a imagem em vídeo vertical no formato 9:16. Mantenha o cenário, o estilo da imagem original e o enquadramento. Não coloque novos elementos e não modifique o fundo. Coloque uma fala sincronizada com os movimentos labiais sem cortes ou palavras adicionais. O personagem vai falar olhando para o espectador e se comunicar com uma expressão de [insira a emoção]. Coloque o seguinte texto falado no vídeo em português do Brasil, em voz feminina ou masculina: '[insira o texto a ser narrado]'. A voz precisa ser clara, natural e expressiva, de acordo com o personagem."

Outras ferramentas como Kling AI e Higgsfield também podem exercer o mesmo papel. Após gerar o vídeo, também é possível usar editores como o CapCut ou o Edits para colocar legendas, compilar outros clipes e enviá-los para as redes sociais.
*André Magalhães, do Canaltech, em colaboração para a CNN Brasil


