Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça a Crew Dragon, nave da Spacex que vai “salvar” astronautas da Starliner

    Veículo da empresa de Elon Musk é único com autorização para transportar carga e passageiros até a Estação Espacial Internacional, onde cientistas do teste de voo da Boeing estão

    Giovana Christda CNN

    A Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) definiu que seus dois astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) após serem enviados no voo inaugural tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, irão retornar para a Terra em uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, já que o veículo original não foi considerado seguro para a viagem de volta.

    A empresa do Elon Musk, que produz o veículo, tem um acordo com a agência para fazer transportes comerciais para a órbita terrestre, para a ISS ou além, e sua espaçonave é a única no momento que consegue levar passageiros e carga até o espaço.

    O veículo Crew Dragon da SpaceX tem 8,1 metros de altura e um diâmetro de quatro metros, com capacidade de transportar uma tripulação de até sete pessoas e uma carga de até seis toneladas.

    Em seu interior três telas sensíveis ao toque permitem que os pilotos visualizem os dados do voo — mas a direção da aeronave é feita quase por completo de forma autônoma.

    No início, o Dragon foi contratado para fazer cinco voos de ida e volta para a estação espacial, aposta que foi triplicada pela Nasa após o sucesso das viagens. A empresa e a agência estão refazendo a certificação do veículo para ir e voltar do espaço pelo menos mais 15 vezes.

    A espaçonave está sendo utilizada para a missão ativa SpaceX Crew-8 da Nasa — o nono voo da Dragon — como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência, lançada em 3 de março de 2024.

    Os astronautas Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps e Alexander Grebenkin atracaram na ISS para conduzir novas pesquisas científicas em preparação para a exploração espacial.

    Na Crew-7, quatro astronautas — Jasmin Moghbeli, Andreas Mogensen, Satoshi Furukawa e Konstantin Borisov — foram lançados a bordo da Crew Dragon para chegar à estação espacial no dia 27 de agosto de 2023.

    No início, o Dragon foi contratado para fazer cinco voos de ida e volta para a estação espacial, aposta que foi triplicada pela Nasa após o sucesso das viagens
    No início, o Dragon foi contratado para fazer cinco voos de ida e volta para a estação espacial, aposta que foi triplicada pela Nasa após o sucesso das viagens • Foto: SpaceX/Divulgação

     

    Veja cinco fatos sobre retorno dos astronautas da Starliner

    Tópicos