Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Direto do espaço: astronautas do Starliner, da Boeing, fazem tour por nave

    Americanos mostraram as instalações do veículo que chegou quinta-feira (6) na Estação Espacial Internacional

    No vídeo Suni Williams faz um relato dos testes que os astronautas fizeram nos primeiros dias no espaço
    No vídeo Suni Williams faz um relato dos testes que os astronautas fizeram nos primeiros dias no espaço Youtube/Nasa/Reprodução

    Giovana Christda CNN

    Os astronautas Butch Wilmore, 61, e Suni Williams, 58, mostraram neste sábado (8) o interior da espaçonave Starliner, da Boeing, em uma live no Youtube da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos).

    O veículo foi lançado com os dois tripulantes na última quarta-feira (5) e chegou na Estação Espacial Internacional (ISS) na quinta (6). No vídeo, os viajantes mostram o painel e as ocupações do foguete que ficará acoplado em órbita por uma semana.

     

    “Hoje é sábado, então como você pode ver, temos um aspirador de pó aqui. Como a maioria das pessoas limpa a casa, temos que limpar a ISS”, relatou Wilmore na live, mostrando os instrumentos de limpeza que os moradores da estação espacial estavam utilizando na faxina.

    No vídeo, Suni Williams faz um relato dos testes que os astronautas fizeram nos primeiros dias no espaço, quando assumiram o controle manual da nave ao se aproximarem da ISS. “Está tudo sendo fantástico. A espaçonave está indo muito bem, melhor até do que o simulador, e tem sido um evento positivo do início ao fim”, comentou Wilmore.

    O primeiro voo tripulado da Boeing visa validar o sistema de transporte, a plataforma de lançamento, o foguete, a espaçonave, as capacidades de operações em órbita e o retorno à Terra com passageiros a bordo.

    Conhecida como Crew Flight Test (teste de voo tripulado, em tradução literal), o Starliner representa o auge dos esforços da empresa para desenvolver um veículo capaz de rivalizar com a cápsula Crew Dragon da SpaceX e expandir as opções dos Estados Unidos para levar astronautas para a Estação Espacial Internacional no âmbito do Programa Comercial de Tripulação da Nasa.