Do espaço, astronautas da Nasa celebram eleições dos EUA; veja foto
Cientistas que estão a bordo da ISS publicaram foto com meias nas cores da bandeira do país
Astronautas da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) publicaram uma foto nas redes sociais nesta terça-feira (5) celebrando as eleições americanas.
“Não importa se você está sentado, em pé ou flutuando — o que importa é que você vote!”, escreveram na legenda da imagem. No registro, quatro cientistas — inclusive Suni Williams e Butch Wilmore, que foram para o laboratório orbital pela Starliner — aparecem mostrando meias com a bandeira dos EUA, duas com os dizeres “orgulhoso em ser americano”.
Os astronautas têm o direito de votar nas eleições americanas garantidos mesmo estando na órbita da Terra.
Em 1997, a Legislatura do Texas aprovou um projeto de lei que permitiu os votos a partir do espaço. O astronauta da Nasa David Wolf foi quem estreou o feito, se tornando o primeiro americano a votar em órbita na Estação Espacial Mir.
Assim como os outros dados compartilhados entre a Terra e ISS, o voto dos astronautas passa de um Satélite de Rastreamento e Retransmissão de Dados para uma antena terrestre no Complexo White Sands no Novo México, nos Estados Unidos.
A cédula sai do estado americano para o Centro de Controle de Missão no Johnson Space Center da Nasa, em Houston, e vai para o escrivão do condado responsável pelos votos. Para garantir o sigilo do voto, apenas o astronauta e esse funcionário têm acesso ao documento.
Ver essa foto no Instagram