Eclipse solar “anel de fogo” acontece nesta quinta

Fenômeno poderá ser visto totalmente apenas ao norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia; canais de YouTube farão transmissões ao vivo na manhã desta quinta

Eclipse anular do Sol visto da China em 2020
Eclipse anular do Sol visto da China em 2020 Foto: Costfoto/Barcroft Media via Getty Images (21.jun.2020)

Da CNN

Ouvir notícia

Os brasileiros apaixonados por fenômenos da astronomia podem até lamentar o fato de o eclipse solar, que acontece nesta quinta-feira (10), não ser visível no país. Entretanto, o evento raro no céu é transmitido ao vivo por canais do YouTube. O evento tem início previsto para 5h12, no horário de Brasília. 

Acompanhe ao vivo

 

 

O eclipse anular conhecido popularmente como “anel de fogo” recebeu este nome, pois, neste evento astronômico o sol não é completamente coberto pela lua, e com isso, um contorno de luz solar em formato de anel continua visível.

O acontecimento, porém, não poderá ser visto pessoalmente pelos brasileiros. Será necessário acordar cedo e conectar-se em canais no YouTube que farão a transmissão ao vivo do eclipse solar.

O fenômeno será visível completamente aos que estiverem no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. E aqueles em outras partes ao norte do globo, como o Reino Unido e os Estados Unidos, o verão parcialmente.

O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só em outubro de 2023, de acordo com o site da Nasa que acompanha os fenômenos.

Mais Recentes da CNN