Elon Musk fala sobre intrigante cometa 3I/ATLAS: "Notável
Dono da SpaceX explicou a composição do objeto que vem sido observado por cientistas do mundo

O empresário Elon Musk falou sobre o cometa 3I/ATLAS, que vem chamando a atenção de cientistas por suas características e um comportamento diferente do esperado para esse tipo de objeto no espaço.
Ao ser questionado no videocast Joe Rogan Experience se sabe de informações secretas sobre a existência do corpo celeste, ele afirmou: "se eu souber de qualquer evidência de alienígenas, eu virei ao seu programa para revelar isso."
Musk ainda comentou sobre considerar 3I/ATLAS, um nome bom — em inglês, se lê "three i atlas", onde "i" soa similar a "eye" (olhos, em inglês), citando a proximidade com a pronúncia de "terceiro olho".
Durante a entrevista, o empresário aproveitou para explicar mais detalhes sobre o cometa: "os lugares que tem níquel [material do qual o corpo em questão é composto] na Terra, na verdade, são os lugares que asteroides os cometas colidiram com a Terra. Você definitivamente não gostaria de estar ali no momento, porque tudo seria apagado."
O que é o 3I/ATLAS?
O cometa foi detectado em 1º de julho de 2025 pelo telescópio Atlas (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert Survey System), localizado em Río Hurtado, no Chile.
Posteriormente, um estudo baseado em observações do Telescópio Espacial James Webb (JWST) revelou alguns detalhes incomuns sobre o 3I/ATLAS, como uma coma (a nuvem de gás e poeira ao redor do núcleo do cometa) dominada por dióxido de carbono (CO₂). Esta é uma concentração jamais vista em cometas.
Terceiro objeto espacial localizado fora do Sistema Solar, o cometa foi categorizado como interestelar devido à sua trajetória hiperbólica — o que significa que ele não está preso à gravidade do Sol e não segue uma órbita fechada.


