EUA: Facebook lança ferramenta que ajuda usuário a encontrar locais de vacinação

Por enquanto, localizador está disponível apenas em território americano, mas plataforma promete expandi-la para outros países

Ilustração com logo do Facebook
Ilustração com logo do Facebook Foto: Johanna Geron/Reuters

Jacqueline Howard, da CNN

Ouvir notícia

O Facebook lançou uma série de novas ferramentas para ajudar as pessoas a se vacinarem contra a Covid-19. O serviço está disponível apenas nos Estados Unidos, mas a plataforma estuda a ampliação para outros países.

A gigante de tecnologia, dona do Instagram e do WhatsApp, anunciou nesta segunda-feira (15) que usará suas plataformas para auxiliar os usuários a aprenderem mais sobre os imunizantes, incluindo onde e quando podem ser vacinados.

“Agora que muitos países estão adotando a vacinação para todos os adultos, estamos trabalhando em ferramentas para tornar isso mais fácil para todos aqueles que serão vacinados”, escreveu o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em postagens publicadas na rede social.

“Primeiro, estamos lançando uma ferramenta que mostra quando e onde você pode ser vacinado e fornece um link para marcar uma consulta”, explicou Zuckerberg no post. “Isso estará no Centro de Informações da Covid, que mostraremos às pessoas diretamente em seu feed de notícias.”

O Centro de Informações da Covid também estará no Instagram, onde o CEO disse que vai “mostrá-lo para pessoas de destaque lá também.”

A empresa, acrescentou Zuckerberg, também está “trabalhando com autoridades sanitárias e governos para expandir os chatbots do WhatsApp para ajudar as pessoas a se cadastrarem para tomar as vacinas.”

Como encontrar vacinas pelo Facebook

Para ajudar as pessoas a encontrarem as vacinas, o Facebook fez uma parceria com o Boston Children’s Hospital e lançou uma ferramenta de localização nos Estados Unidos. O localizador mostra aos usuários da rede social os locais mais próximos de vacinação contra a Covid-19, o horário de funcionamento dos locais de vacinação, informações de contato e links para marcar uma consulta.

“Você deve conseguir pesquisar em seu aplicativo do Facebook se digitar algo como ‘Covid-19’ ou vacina ‘Covid-19’. Isso abrirá o Centro de Informações Covid-19, e dentro dele haverá uma nova ferramenta onde você pode pesquisar para encontrar locais de vacinação perto de você”, disse Kang-Xing Jin, chefe de saúde do Facebook, à CNN no domingo.

Fatos sobre a Covid-19 fornecidos no Centro de Informações no Facebook
Fatos sobre a Covid-19 fornecidos no Centro de Informações no Facebook e Instagram nos EUA
Foto: Facebook

A ferramenta de localização de vacina é semelhante a um recurso de doação de sangue que o Facebook lançou em 2019 para ajudar os usuários a encontrar locais para doar sangue em sua área e serem notificados quando um centro de doação de sangue próximo precisar, explicou Jin.

“Nossos parceiros nos Estados Unidos viram um aumento de 19% nos doadores de sangue pela primeira vez em todo o país”, disse. “Portanto, nossa esperança é realmente ajudar com o lançamento da vacina.”

Os locais identificados no novo localizador das vacinas são fornecidos pelo sistema Vaccine Finder, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para os norte-americanos, mas o Facebook anunciou que ela terá suporte para 71 idiomas e que planeja expandi-la para outros países à medida que as vacinas estiveram disponíveis.

“Está inicialmente no Facebook, mas esperamos lançá-la no Instagram em breve”, disse Jin.

Instagram

Por enquanto, o Instagram passa a contar apenas com o Centro de Informações Covid-19, um portal originalmente lançado na plataforma do Facebook em março passado.

Quando os usuários clicam no portal do Centro de Informações da Covid-19, eles veem as informações sobre a doença divulgadas pelos governos locais e pela Organização Mundial da Saúde.

Nas próximas semanas, todas as postagens na rede social sobre as vacinas contra a Covid-19 receberão automaticamente rótulos que direcionarão as pessoas para o Centro de Informações da Covid-19.

“Isso será aplicado a todos as publicações que tratam das vacinas da Covid-19”, disse Jin. “O rótulo basicamente oferecerá um link para o Centro de Informações Covid-19, onde é possível obter respostas para perguntas comuns.”

O Facebook também anunciou que o Instagram lançou novos “adesivos” sobre a vacinação que poderá ser usado pelos usuários nos stories. Um deles, por exemplo, diz “Vamos Vacinar” e tem um símbolo de coração.

WhatsApp

Enquanto isso, novos desenvolvimentos ocorrem na outra plataforma do Facebook, o WhatsApp. O aplicativo de mensagens tem sido oferecido pela empresa como uma forma de autoridades de saúde e governos compartilharem informações sobre a vacina com os usuários. 
Buenos Aires, na Argentina, por exemplo, anunciou na semana passada que o WhatsApp será o canal oficial pelo qual os cidadãos serão notificados quando for sua vez de receber a vacina, informou o Facebook.

“O WhatsApp é um serviço gratuito que, na verdade, costuma ser mais barato do que SMS ou mensagens de texto. Então, de certa forma, pode reduzir as barreiras”, considerou Jin.

“No final do dia, os governos usam todos os canais de comunicação para alcançar as pessoas onde elas estão – online e offline – com informações relevantes. E estamos fazendo o nosso melhor para apoiar esses esforços e escolhas.”

Texto traduzido. Leia o original em inglês.

Mais Recentes da CNN