Google promete portal para identificar conteúdo gerado por IA

Em evento nesta terça (10), Google anunciou que irá lançar novo portal de verificação em breve

Mariana Valbão, da CNN
Letreiro do Google
Google oferece upgrade gratuito do Gemini  • Mitchell Luo/Unsplash
Compartilhar matéria

Nesta terça-feira (10), o Google anunciou diversas atualizações dos serviços de inteligência artificial, além de prometer um portal de verificação que poderá identificar de forma rápida um conteúdo gerado por IA.

Durante o evento Google for Brasil, a empresa revelou que o Detector SynthID será lançado em breve, e que será possível fazer upload de uma imagem, faixa de áudio, vídeo ou texto e detectar a presença da marca d’água. A ferramenta está em fase de testes.

Como um passo adicional para ajudar as pessoas a identificarem conteúdo gerado por IA, o Google também está incorporando uma marca d'água visível em todos os vídeos, exceto para vídeos gerados por membros Ultra no Flow, a nossa ferramenta para cineastas de IA.

O Google também anunciou uma série de atualizações do Gemini, a IA do Google, e integração com outros produtos da empresa. Entre elas, está a expansão recente do Veo 3, o modelo de geração de imagem de última geração, para o Brasil.

O Veo 3 é capaz de sintetizar vídeo e áudio de alta qualidade e alta resolução a partir de um comando de texto. Veo 3 não apenas melhora a qualidade do Veo 2, mas, pela primeira vez, também pode gerar vídeos com áudio.

Assinantes do plano Google AI Pro podem ter acesso à ferramenta no app do Gemini, e o plano Ultra oferecerá funcionalidades adicionais. Além disso, desenvolvedores e empresas poderão utilizar o Veo por meio da plataforma Vertex AI.