Google Shopping: atualização deverá ajudar a encontrar promoções
Plataforma foi reformulada a partir do uso de inteligência artificial, mas ainda não há data para chegada ao Brasil
O Google Shopping passou por uma grande atualização recentemente para aprimorar a experiência de busca por produtos. A transformação, a partir do uso de inteligência artificial (IA), deve facilitar a procura por promoções e preços mais baixos.
A partir de agora, os consumidores que realizam buscas de compras diretamente pelo serviço do Google terão acesso a melhorias como páginas personalizadas e acesso a mais detalhes sobre os produtos desejados.
A informação da reformulação do serviço foi publicada em um comunicado oficial do Google.
Foram combinados modelos utilizando o Gemini, a IA do Google, com 45 bilhões listagens de produtos no Shopping Graph (banco de dados alimentado por machine learning para reunir as informações de produtos, como detalhes, disponibilidade e avaliações).
O Google também desenvolveu uma página inicial personalizada para os usuários e incluiu um resumo gerado por IA com os principais produtos relacionados à pesquisa.
Ao procurar uma camiseta específica para corridas, por exemplo, a plataforma mostra informações relevantes para ajudar na escolha e fornece links de diversas fontes.
A empresa informou que a novidade será lançada nas próximas semanas, inicialmente apenas para usuários nos Estados Unidos. No entanto, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
“A nova experiência do Google Shopping usa IA para mostrar de forma inteligente os produtos mais relevantes, ajudando a acelerar e simplificar sua pesquisa. Agora, você receberá um briefing gerado por IA sobre as principais informações a serem consideradas para sua pesquisa, além de produtos que atendem às suas necessidades”, explica a Google.
Google Shopping e IA
Além do resumo e dos links, a busca por um produto exibirá categorias para ajudar na escolha da melhor opção.
A empresa explica ainda que um recurso de filtros dinâmicos permitirá refinar a busca para facilitar a escolha com base nas suas preferências.
Outro recurso interessante é o teste virtual, que utiliza ferramentas de inteligência artificial generativa e de realidade aumentada (RA) para permitir que os consumidores experimentem os produtos online, na tentativa de aproximar da realidade.
A nova página inicial do Google Shopping terá vídeos e produtos exibidos com base nas suas preferências. E se você pesquisou algo semanas atrás, a atualização permite retomar a busca exatamente de onde parou.
Assim como em outros serviços da empresa, é possível desativar os resultados personalizados para evitar o rastreamento das suas informações.
A atualização também conta com recursos de comparação e rastreamento de preços, sugestões de novos produtos e a página intitulada Ofertas, onde é possível encontrar os melhores preços.
O novo Google Shopping estará disponível na aba Guia de Compras, na própria pesquisa do Google.
“Ao usar o novo Google Shopping, você verá um rótulo experimental nos briefings gerados por IA — isso porque esse novo recurso experimental pode nem sempre dar certo — então incentivamos os compradores a fornecer feedback”, acrescenta o Google.
Google adota medidas para contornar alucinações de IAs; veja o que mudou