IBM suspende anúncios no X após publicidade aparecer ao lado de conteúdo nazista

Relatório surge um dia depois de Elon Musk endossar uma publicação antissemita na plataforma

da Reuters
Bilionário Elon Musk endossou publicação antissemita no X  • REUTERS/Gonzalo Fuentes
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A IBM informou na quinta-feira (16) que suspendeu imediatamente toda a publicidade no X, de propriedade de Elon Musk, após um relatório constatar que seus anúncios estavam sendo exibidos ao lado de conteúdo que promove Adolf Hitler e o Partido Nazista.

O relatório surge um dia depois de Musk endossar uma publicação antissemita no X, que afirmava falsamente que membros da comunidade judaica estavam incitando ódio contra pessoas brancas.

A organização de monitoramento de mídia Media Matters afirmou ter descoberto que anúncios corporativos da IBM, Apple, Oracle e Xfinity da Comcast estavam sendo veiculados junto a conteúdo antissemita.

"A IBM não tolera discurso de ódio e discriminação e suspendeu imediatamente toda a publicidade no X, enquanto investigamos essa situação totalmente inaceitável", disse a IBM em comunicado.

Apple, Oracle e Xfinity não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

O X disse que seu sistema não coloca intencionalmente marcas "ativamente ao lado desse tipo de conteúdo" e que o conteúdo citado pela Media Matters não seria mais capaz de lucrar com suas publicações.

Os comentários de Musk na quarta-feira na rede social não são a primeira vez que ele se envolve em discussões que fazem referência a estereótipos antissemitas ou teorias da conspiração.

O X se recusou a comentar e se referiu a uma declaração da sua presidente-executiva, Linda Yaccarino, publicada na quinta-feira.

"Quando se trata desta plataforma -- o X também tem sido extremamente claro sobre nossos esforços para combater o antissemitismo e a discriminação. Não há lugar para isso em qualquer lugar do mundo -- é feio e errado. Ponto final", disse Yaccarino.

Na quarta-feira, após ser questionado por outro usuário sobre ter como alvo todos os judeus, Musk atacou a Liga Antidifamação, organização sem fins lucrativos que trabalha para combater o antissemitismo, a qual ele acusou anteriormente, sem evidências, de ser responsável pela queda na publicidade no X.

O presidente-executivo da organização, Jonathan Greenblatt, respondeu no X que "em um momento em que o antissemitismo está explodindo na América e aumentando em todo o mundo, é indiscutivelmente perigoso usar a influência para validar e promover teorias antissemitas".

Anunciantes têm fugido da plataforma desde que Musk a comprou e reduziu a moderação de conteúdo, o que resultou em um aumento significativo de discursos de ódio no X, afirmaram grupos de direitos civis.

A Reuters noticiou em outubro que a receita mensal de publicidade do X nos EUA diminuiu pelo menos 55% ano a ano a cada mês, desde que Musk comprou a empresa em outubro de 2022, citando dados de terceiros.

(Reportagem de Yuvraj Malik em Bengaluru e David Gaffen em Nova York)