Instagram amplia lives para até 4 participantes

Rede social aumentou o número de perfis por transmissão ao vivo e espera ajudar influenciadores a aumentarem monetização do conteúdo 

Instagram ampliou lives para até 4 participantes
Instagram ampliou lives para até 4 participantes Foto: Divulgação/Instagram

Raphael Corraccini, especial para a CNN

Ouvir notícia

As lives do Instagram vão ficar mais populosas. A rede social, que pertence ao Facebook, lançou nesta semana o recurso Live Rooms (Salas ao Vivo), que permite incluir até quatro perfis de maneira simultânea em uma mesma transmissão – um anfitrião e até três convidados. 

Antes, só era possível fazer uma transmissão com mais um perfil. Com a pandemia, o Instagram identificou a necessidade de incluir mais pessoas na live. Além disso, o aumento no número de participantes era uma reivindicação de marcas e influenciadores para aumentar as possibilidades da plataforma como ferramenta de marketing. 

A novidade pode ser uma nova solução para o setor de eventos culturais, por exemplo. Artistas podem usar suas Live Rooms para fazer seus shows pelo Instagram, com cada membro se apresentando de um ambiente diferente, respeitando o distanciamento social. 

Além disso, as Live Rooms podem favorecer a monetização de conteúdos, incrementando a audiência de influenciadores, que agora têm a possibilidade de atrair seguidores de mais de um participante em cada uma de suas lives e receber pela venda dos chamados emblemas, que o Instagram disponibilizou recentemente.  

Como usar o Live Rooms

Agora, transmissão no Instagram permite a escolha de até 3 convidados
Agora, ao abrir uma transmissão no Instagram, é possível escolher até 3 convidados; rede também permite troca de participantes
Foto: Divulgação/Instagram

Para iniciar um Live Room é preciso deslizar para a esquerda na tela principal do App e escolher a opção de câmera ao vivo. Em seguida, adicionar um título e tocar no ícone Rooms (Salas) para adicionar os convidados. A opção de selecionar convidados permanecerá no topo da tela. 

Por meio do Live Rooms é possível fazer a troca de participantes sem derrubar a transmissão. Ou seja, dá para incluir um quinto perfil na conversa, mas para isso é preciso que um dos quatro que participavam inicialmente saia da sala, o que pode ser útil para transmissões de programas de entrevistas ou festivais. Só quem não pode deixar a live é o anfitrião, ou seja, aquele que iniciou a transmissão. 

Mais Recentes da CNN