Ispace diz estar otimista com pouso na Lua mesmo após perda de comunicação

À CNN, Ron Garan, presidente da filial americana, falou que acredita na possibilidade de uma alunissagem bem sucedida

Jackie Wattles, da CNN
Ron Garan fala durante o evento de transmissão ao vivo do Ispace em Washington na quinta-feira (5)
Ron Garan fala durante o evento de transmissão ao vivo do Ispace em Washington na quinta-feira (5)  • SpaceNews/Reprodução
Compartilhar matéria

Ron Garan, ex-astronauta da Nasa e presidente da subsidiária norte-americana da Ispace, disse em entrevista à CNN sobre a tentativa de pouso na Lua nesta quinta-feira (5) que está "otimista de que teremos um bom desfecho”.

Ele afirmou que as equipes ainda podem investigar possíveis causas para os problemas de comunicação com o módulo de pouso. Se a nave estiver tombada de lado, por exemplo, isso pode dificultar o contato dos controladores da missão com a Resilience.

“Também existe a possibilidade de que não tenhamos sido bem-sucedidos. De que não tenhamos pousado com sucesso. E, se for esse o caso, vamos descobrir, assim como fizemos na Missão 1, quais foram as lições aprendidas”, afirmou.

O lema da Ispace para esta missão tem sido “nunca desistir da busca lunar”. E o diretor financeiro da empresa já havia dito à CNN que a Ispace tem financiamento garantido até sua terceira missão, que usará um novo modelo de módulo chamado Apex 1.0 e será realizada como parte de um contrato com a Nasa.

Relembre o caso

A empresa Ispace anunciou que não conseguiu confirmar se a espaçonave Resilience fez seu pouso na Lua com sucesso nesta quinta-feira (5) por ter perdido a comunicação durante a alunissagem.

Durante a transmissão ao vivo do evento, os apresentadores explicaram que a confirmação da chegada do módulo lunar na superfície do satélite natural não foi enviada pelo veículo à equipe na Terra.

O pouso estava previsto para acontecer às 16h24 (horário de Brasília) e os dados de voo transmitidos ao vivo pela empresa mostraram que a altitude da Resilience caiu repentinamente para zero pouco antes do horário planejado para o pouso após uma descida de uma hora da órbita lunar.

Veja o momento em que a Ispace perde o contato com a nave

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 
Tópicos