James Webb, telescópio espacial sucessor do Hubble, será lançado no Natal
Novo equipamento é cem vezes mais potente do que seu antecessor e ajudará a compreender as origens do universo


O Telescópio Espacial James Webb, substituto do Hubble, será lançado ao espaço no dia 25 de dezembro, por volta das 9h20, no horário de Brasília. A expectativa é que ele estude todas as fases da história cósmica.
A missão é uma parceria internacional da Nasa, a Agência Espacial Americana, com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).
- 1 de 4
Telescópio James Webb é o maior e mais avançado a ser lançado no espaço • Crédito: NASA/Chris Gunn
- 2 de 4
O telescópio James Webb já está no foguete Ariane 5, da NASA, no espaçoporto da Guiana Francesa • NASA/Bill Ingalls
- 3 de 4
Técnico da NASA prepara parte da estrutura do James Webb no centro de voos espaciais Goddard, em Nova York, EUA • Divulgação/NASA
-
- 4 de 4
O espelho principal do telescópio James Webb tem 18 espelhos hexagonais • Divulgação/NASA
Ele irá capturar a luz esticada no espaço-tempo em comprimentos de onda infravermelhos longos, das primeiras estrelas e galáxias, ajudando a humanidade a compreender as origens do universo.
O telescópio Webb é cem vezes mais poderoso do que o Hubble, primeiro telescópio espacial lançado em 1990. Além disso, também é maior do que seu antecessor: seu espelho tem 6,5 m de diâmetro, enquanto Hubble tem 2,5 m.
O lançamento será feito no foguete não tripulado Ariane 5, que partirá do espaçoporto em Kourou, na Guiana Francesa.
O James Webb Space Telescope leva o nome de um ex-diretor da Nasa, que comandou a agência entre fevereiro de 1961 e outubro de 1968.
*Sob supervisão de Giulia Alecrim