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    LinkedIn tem salto de usuários em meio à onda de demissões nos EUA

    Rede normalmente sóbria tornou-se uma tábua de salvação para trabalhadores recentemente demitidos e uma plataforma social surpreendentemente ativa

    Clare Duffyda CNN , em Nova York

    Em um ano normal nesta época, um feed típico do LinkedIn pode estar cheio de postagens sobre reflexões de fim de ano sobre liderança e metas profissionais e sugestões de macetes para o próximo ano — possivelmente com algumas postagens de diretores de marketing oferecendo dicas sobre estratégia de marca, para sempre a medida.

    Essas postagens ainda estão lá. Mas misturados estão muitos outros sobre procura de emprego, ofertas de apoio para amigos e colegas demitidos e conselhos para lidar com obstáculos de carreira em um ambiente econômico incerto.

    Alguns usuários do LinkedIn afetados por demissões recentes formaram grupos no site com o objetivo de fornecer assistência, coordenar a assinatura da papelada de saída e ajudar nas conexões para novos empregos.

    Um grupo de funcionários do LinkedIn afetado pelas demissões em novembro na Meta, controladora do Facebook, por exemplo, agora tem mais de 200 membros.

    Até os chefes que estão demitindo recorreram ao LinkedIn para se explicar e buscar apoio ou conselho, como fez um CEO de marketing em um post ao lado de uma selfie chorosa no ano passado (com resultados mistos).

    Se o primeiro ano da pandemia foi marcado por demissões generalizadas em empregos de varejo e serviços com salários mais baixos, os últimos meses foram definidos por algo diferente: a perspectiva de uma recessão do colarinho branco.

    Mesmo que o mercado de trabalho geral permaneça forte, houve uma onda de demissões recentes nas indústrias de tecnologia e mídia – que por acaso constituem uma parte essencial da base de usuários do LinkedIn.

    De repente, a rede profissional normalmente sóbria tornou-se uma tábua de salvação vital para trabalhadores recentemente demitidos e uma plataforma social surpreendentemente ativa.

    O aplicativo móvel do LinkedIn foi baixado cerca de 58,4 milhões de vezes em todo o mundo em 2022 nas lojas de aplicativos Google Play e Apple, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com a empresa de pesquisa Sensor Tower.

    O número de postagens no LinkedIn mencionando “aberto para trabalhar” aumentou 22% em novembro em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados fornecidos pela empresa.

    O LinkedIn diz que também viu um aumento constante na taxa de usuários adicionando conexões no ano passado em comparação com o ano anterior, um sinal de que os usuários estavam mais ativos na plataforma.

    O aumento no uso parece ter sido bom para os negócios do LinkedIn. A plataforma registrou crescimento de receita de 17% ano a ano nos três meses encerrados em setembro, de acordo com o relatório de ganhos mais recente da controladora Microsoft.

    O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse a analistas na teleconferência de resultados de outubro que o LinkedIn estava tendo um “engajamento recorde” entre seus 875 milhões de membros, com o crescimento acelerando especialmente nos mercados internacionais.

    Parte do ímpeto do LinkedIn pode ser anterior à onda de demissões. “Houve um aumento no [uso do LinkedIn] desde a pandemia”, disse Jennifer Grygiel, professora associada e especialista em mídia social da Syracuse University.

    “Você tinha que fazer distanciamento social e estávamos em quarentena e as pessoas estavam trabalhando remotamente, então houve uma mudança nas possibilidades de networking na vida real.”

    O LinkedIn subiu para a ocasião – e agora pode estar subindo para outra.

    Demissões e reviravoltas na indústria de mídia social

    Mesmo com as demissões, o cenário da mídia social passou por um ano volátil. O Facebook e o Instagram foram criticados pelos usuários por correrem para transformar seus serviços no TikTok . O TikTok foi criticado por preocupações de que os dados do usuário possam acabar nas mãos do governo chinês. E após a aquisição do Twitter por Elon Musk no final do ano passado, a plataforma foi criticada por se transformar em um possível refúgio para seus usuários mais incendiários .

    Mas o LinkedIn continua sendo, como sempre, o LinkedIn – e neste momento, com o medo de uma recessão iminente e as preocupações com a carreira em mente, o LinkedIn pode ser exatamente o que o mundo digital precisa.

    Grygiel disse que muitas pessoas que trabalham na mídia ou na academia provavelmente estão procurando um lugar para construir e se envolver em comunidades profissionais além do Twitter. E embora as novas alternativas do Twitter, como o Mastodon, tenham experimentado um aumento no crescimento, elas ainda não têm o mesmo tipo de efeito de rede que vem com a ampla base de usuários de uma plataforma legada.

    Nos últimos anos, o LinkedIn passou a cortejar influenciadores que publicam conteúdo regularmente no site, potencialmente dando aos usuários mais motivos para visitá-lo.

    E a plataforma vem aumentando sua seção de “aprendizagem”, que oferece cursos em vídeo ministrados por vários especialistas do setor e que, segundo a empresa, teve um aumento de 17% nas horas gastas em novembro em relação ao ano anterior.

    Mas ultimamente parece que os usuários têm motivos mais do que suficientes para usar o LinkedIn em meio a uma onda de milhares de demissões.

    Talvez os exemplos mais claros e públicos da nova centralidade do LinkedIn venham de redes sociais rivais como o Twitter.

    Após as demissões em massa do Twitter em novembro – nas quais metade da empresa foi encerrada , seguidas por demissões e saídas adicionais – muitos ex-funcionários e remanescentes adotaram o LinkedIn, em vez da plataforma que haviam construído, para buscar apoio, comunidade e novas oportunidades.

    Um grupo de funcionários do Twitter criou uma planilha de trabalhadores demitidos da empresa junto com recrutadores que contratam para outras empresas e usou o LinkedIn para ajudar a facilitar as inscrições. Outro par de ex-funcionários do Twitter criou um sistema para conectar caçadores de empregos com profissionais de recrutamento abertos ao voluntariado para fornecer serviços gratuitos de revisão de currículo e preparação para entrevistas, que eles promoveram por meio do LinkedIn.

    “Entendemos perfeitamente como o processo de procura de emprego pode ser assustador e avassalador… Embora não possamos garantir onde estará sua próxima oportunidade ou quando ela chegará, podemos oferecer orientação para que você esteja pronto para essa oportunidade quando ela chegar”, disse Darnell Gilet, ex-recrutador técnico sênior do Twitter que ajudou a coordenar o esforço, em um post no LinkedIn.

    Gilet, que foi afetado pelas demissões em massa no Twitter em novembro após a aquisição de Elon Musk, disse à CNN no mês passado que cerca de 28 recrutadores diferentes e profissionais de aquisição de talentos concordaram em participar do sistema, que ele próprio havia falado com quase duas dúzias de profissionais de recrutamento logo depois que ele foi demitido para oferecer conselhos e apoio. Ele disse que o LinkedIn parecia o lugar óbvio para promover o serviço.

    “O caos cria oportunidades para alguém, certo?” Gilet disse. “As pessoas estão sendo demitidas e você tem essa recessão que está se aproximando, o lugar ideal… que teria a maior oportunidade de crescimento seria uma plataforma focada em carreiras como o LinkedIn. Então faz todo o sentido.”

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