Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Meteoro raro é observado no céu de Santa Maria (RS); confira

    Objeto do tipo Fireball foi registrado na estação de monitoramento do Bate-Papo Astronômico

    Este tipo de registro é bastante raro, ocorrendo poucas vezes por ano
    Este tipo de registro é bastante raro, ocorrendo poucas vezes por ano Divulgação

    Giovana Christda CNN

    Cientistas amadores registraram a entrada de um meteoro de grande magnitude na atmosfera de uma estação de observação em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O registro aconteceu às 0h13 da madrugada desta segunda-feira (25).

    Os meteoros Fireball (“bola de fogo”, em tradução livre), como este, levam esse nome por terem um forte brilho. O brilho é explicado por esses meteoros serem fragmentos de um cometa de elevada magnitude.

    Estes objetos são acompanhados por um rastro luminoso persistente, chamado de “trilha”, que pode permanecer visível por alguns segundos após a passagem do meteoro.

    A observação foi feita pelas câmeras do projeto Bate-Papo Astronômico, grupo de cientistas amadores que visam promover a ciência por meio de eventos on-line e presenciais. Nos encontros são feitas observações astronômicas e palestras.

    Instalada no Santa Maria Tecnoparque, a estação faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). A organização é mantida por voluntários e opera uma rede para o monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científicos à comunidade através da análise de suas capturas.

    Confira o vídeo do momento que o meteoro é visto no Rio Grande do Sul: