Microsoft Word passa a transcrever conferências e chamadas por telefone

Atualização está disponível na versão web do programa para assinantes do Microsoft 365

Nova função do Microsoft Word permite transcrever áudios
Nova função do Microsoft Word permite transcrever áudios Foto: Reprodução (26.ago.2020)

Shannon Liao, do CNN Business

Ouvir notícia

Qualquer estudante que tenha que transcrever uma conferência, ou um jornalista que tenha que anotar uma audiência enfrenta a tarefa tediosa de digitar rapidamente e tentar escutar ao mesmo tempo. Mas agora, o Microsoft Word pode fazer esse trabalho para nós.

Com a última atualização do Microsoft 365, assinantes podem carregar um arquivo de áudio para ser transcrito ou podem gravar uma conversa ao vivo dentro do Microsoft Word. O programa também consegue detectar se pessoas diferentes estão falando e cria uma transcrição com marcações de tempo. Se há erros na transcrição, as pessoas podem checar novamente o áudio e corrigi-los. 

Leia também:

Após 25 anos, Microsoft decide aposentar o navegador Internet Explorer

Google Maps tem novo visual, com mais cores e detalhes

A função, chamada de Transcrição no Word, só está disponível na versão para web do aplicativo no momento e apenas assinantes do Microsoft 365 podem acessá-lo. 

A inteligência artificial está aí por algum tempo para ajudar a tornar as transcrições mais rápidas e fáceis. Nos últimos anos, melhorou muito para se tornar mais preciso. Há outros produtos de transcrição com base em AI no mercado, incluindo Otter.ai e as funções de voz para texto da Apple ou do Google.

O Google anunciou seu app Recorder no último ano, que pode fazer transcrições ao vivo gratuitamente —mas ele não consegue identificar falantes diferentes.

Por anos, o Microsoft Word estava para trás da competição.

A função é construída em cima da função já-existente Ditar, que deixa você digitar frases ao falar (apesar que em Ditar, você precisa especificar a pontuação).

Com Transcrição no Word, a transcrição aparece ao lado do documento no Word, então você pode continuar a digitar e criar seu documento. Você pode puxar citações de qualquer linha da transcrição ou adicionar a transcrição inteira no corpo do seu texto principal. 

A nova função do Microsoft Word coloca a transcrição ao lado do texto principal
A nova função do Microsoft Word coloca a transcrição ao lado do texto principal
Foto: Reprodução (26.ago.2020)

O Word está impondo um limite de cinco horas mensais para carregamento de gravações e um tamanho de arquivo de até 200 MB para cada gravação, mas não há limite se você gravar o áudio diretamente pelo Word. 

A Microsoft disse em uma publicação no blog deles que vai trazer a função de transcrição para a versão móvel do Word até o fim deste ano e que está trabalhando para rodar em outras línguas além do inglês.

Ainda não há informações de quando a função pode chegar nos programas para desktop do Windows ou macOS. 

(Texto traduzido, leia o original em inglês)

Tópicos

Mais Recentes da CNN