Nasa adia voo de helicóptero em Marte e transmissão ao vivo é cancelada

O voo, que deveria acontecer neste domingo (11), foi cancelado com base em 'dados que chegaram para a agência espacial nesta sexta-feira'

A data do voo pode mudar conforme os engenheiros trabalham em implantações
A data do voo pode mudar conforme os engenheiros trabalham em implantações Foto: Nasa/JPL-Caltech/ASU

Renato Barcellos e Tamires Vitorio, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A Nasa anunciou neste sábado (10) que irá adiar a primeira tentativa de manter um voo controlado e motorizado em outro planeta com o Helicóptero Ingenuity Mars para o dia 14 de abril.

O voo, que deveria acontecer neste domingo (11), foi cancelado com base em “dados do helicóptero que chegaram para a agência espacial nesta sexta-feira (9)”.

“Durante um teste de rotação de alta velocidade dos rotores na sexta a sequência de comando que controla o teste terminou mais cedo devido a uma expiração do temporizador de ‘cão de guarda'”, explicou a Nasa em comunicado. “Isso ocorreu quando o helicóptero estava tentando fazer a transição do computador de vôo do modo ‘Pre-Flight’ para o ‘Flight’. O veículo está seguro e saudável e comunicou sua telemetria completa à Terra”, completou. 

Segundo a Nasa, “o cronômetro de watchdog supervisiona a sequência de comandos e alerta o sistema sobre quaisquer problemas potenciais”. “Isso ajuda o sistema a ficar seguro ao não prosseguir se um problema for observado e trabalhado conforme planejado. A equipe do helicóptero está revisando a telemetria para diagnosticar e entender o problema. Depois disso, eles reprogramarão o teste de velocidade total”, explica.

O Ingenuity

O Ingenuity chegou à cratera Jezero de Marte em 18 de fevereiro, presa à barriga do rover Perseverance. A duração planejada do teste de voo do helicóptero é de até 31 dias, equivalente a 30 dias em Marte.

O rover fornecerá suporte durante as operações de voo, obtendo imagens, coletando dados ambientais e hospedando a estação base que permite ao helicóptero se comunicar com os controladores da missão na Terra.

Ilustração do Perseverance perfurando rocha para coletar amostras de Marte
Ilustração do Perseverance perfurando rocha para coletar amostras de Marte
Foto: NASA/JPL-Caltech

Mais Recentes da CNN