Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nasa perde contato com seu helicóptero em Marte

    Helicóptero Ingenuity foi a primeira aeronave a alçar vôo motorizado e controlado em outro planeta

    Helicóptero Ingenuity da Nasa em Marte.
    Helicóptero Ingenuity da Nasa em Marte. NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    A Nasa perdeu contato com o helicóptero Ingenuity em Marte, segundo uma atualização publicada na sexta-feira (19), após o que seria o 72º voo de sucesso no planeta.

    Segundo a Nasa, o voo vertical rápido na quinta-feira (18) foi realizado “apenas para verificar os sistemas do helicóptero, após um pouso não planejado durante o voo anterior”.

    "Selfie" tirada pelo rover Perseverance, veículo da Nasa que atua como um transmissor de dados entre o helicóptero e a Terra.
    “Selfie” tirada pelo rover Perseverance em Marte, veículo da Nasa que atua como um transmissor de dados entre o helicóptero Ingenuity e a Terra. / NASA/JPL-Caltech/MSSS

    O rover Perseverance, que atua como um transmissor de dados entre o helicóptero e a Terra, mostrou que o Ingenuity subiu até a altitude máxima aproximada de 12 metros. No entanto, durante a descida planejada, o veículo espacial perdeu o contato com o helicóptero antes do pouso.

    “A equipe do Ingenuity está analisando os dados disponíveis e considerando os próximos passos para restabelecer as comunicações com o helicóptero”, disse o comunicado da agência.

    Este foi o 72º voo do helicóptero em Marte, que subiu aos céus do planeta vermelho pela primeira vez em 19 de abril de 2021, voando com sucesso por sua fina atmosfera.

    O Ingenuity foi a primeira aeronave a alçar vôo motorizado e controlado em outro planeta, e já excedeu em muito a demonstração de tecnologia originalmente planejada de até cinco voos.

    Rato, dedo, portal e até aranha: veja imagens de Marte que podem enganar os olhos