Nasa perde contato com seu helicóptero em Marte

Helicóptero Ingenuity foi a primeira aeronave a alçar vôo motorizado e controlado em outro planeta

Fernanda Pinotti, da CNN, em São Paulo
Helicóptero Ingenuity da Nasa em Marte.
Helicóptero Ingenuity da Nasa em Marte.  • NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Compartilhar matéria

A Nasa perdeu contato com o helicóptero Ingenuity em Marte, segundo uma atualização publicada na sexta-feira (19), após o que seria o 72º voo de sucesso no planeta.

Segundo a Nasa, o voo vertical rápido na quinta-feira (18) foi realizado "apenas para verificar os sistemas do helicóptero, após um pouso não planejado durante o voo anterior".

"Selfie" tirada pelo rover Perseverance em Marte, veículo da Nasa que atua como um transmissor de dados entre o helicóptero Ingenuity e a Terra. / NASA/JPL-Caltech/MSSS
"Selfie" tirada pelo rover Perseverance em Marte, veículo da Nasa que atua como um transmissor de dados entre o helicóptero Ingenuity e a Terra. / NASA/JPL-Caltech/MSSS

O rover Perseverance, que atua como um transmissor de dados entre o helicóptero e a Terra, mostrou que o Ingenuity subiu até a altitude máxima aproximada de 12 metros. No entanto, durante a descida planejada, o veículo espacial perdeu o contato com o helicóptero antes do pouso.

"A equipe do Ingenuity está analisando os dados disponíveis e considerando os próximos passos para restabelecer as comunicações com o helicóptero", disse o comunicado da agência.

Este foi o 72º voo do helicóptero em Marte, que subiu aos céus do planeta vermelho pela primeira vez em 19 de abril de 2021, voando com sucesso por sua fina atmosfera.

O Ingenuity foi a primeira aeronave a alçar vôo motorizado e controlado em outro planeta, e já excedeu em muito a demonstração de tecnologia originalmente planejada de até cinco voos.

Rato, dedo, portal e até aranha: veja imagens de Marte que podem enganar os olhos