Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nasa se inspira em origamis para aperfeiçoar telescópios

    Objetivo da agência espacial norte-americana é criar peças dobráveis para serem usadas nos instrumentos lançados ao espaço

    Lucas SchroederHeloisa Villelada CNN

    São Paulo e Nova York

    Cientistas e artistas americanos trabalham em conjunto com a Nasa em um projeto inspirado em Origami – técnica secular japonesa de dobrar papel. A ideia é criar peças importantes para serem usadas em telescópios.

    Larry Howell – PhD em engenharia mecânica – explica que tudo começou quando algumas empresas procuraram seu laboratório para tentar transformar objetos muito planos em algo mais compacto.

    Em colaboração com o físico, engenheiro e artista Robert Lang, a ideia foi colocada em prática. O telescópio James Webb, lançado em dezembro passado, conta com duas dobras simples da peça principal e muitas outras dos cinco painéis que protegem o telescópio do sol.

    Para Lang, “a matemática faz um ótimo trabalho para descrever o que acontece no origami. Isso significa que as pessoas podem usar os instrumentos da matemática junto com a engenharia”. Ele aponta também que as peças desenvolvidas “não são apenas mais bonitas, mas muitas vezes mais funcionais”.

    Veja a íntegra no vídeo acima.