Netflix anuncia 1ª grande reformulação em 12 anos; veja as mudanças

Mudança da posição do menu e recomendações mais personalizadas são algumas das alterações

Liam Reilly, da CNN
Netflix destacou que esses serão testes limitados inicialmente, ou seja, nem todos os usuários terão acesso logo de cara
Netflix destacou que esses serão testes limitados inicialmente, ou seja, nem todos os usuários terão acesso logo de cara  • Netflix/Divulgação
Compartilhar matéria

A Netflix está prestes a passar por sua primeira grande reformulação em 12 anos. Nesta quarta-feira (7), a plataforma de streaming anunciou mudanças em sua página inicial — a primeira desde o layout atual, lançado em novembro de 2013.

Além disso, a empresa começará a testar buscas com suporte de inteligência artificial generativa e um feed vertical de vídeos no estilo TikTok, voltado para dispositivos móveis. A Netflix destacou que esses serão testes limitados inicialmente, ou seja, nem todos os usuários terão acesso logo de cara, mas a escala global dos testes indica um esforço bem mais amplo.

A nova página inicial para TVs será mais elegante: o menu principal sairá do canto esquerdo e passará a ocupar o centro da tela, de forma parecida com a Apple TV. As descrições dos conteúdos serão mais compactas e as recomendações mais personalizadas, com base no comportamento de navegação e no horário em que o usuário está assistindo.

Como sinal de que a Netflix quer ir além de filmes e séries, o novo menu também dará mais destaque a eventos ao vivo e jogos, especialmente para usuários que demonstram interesse nesse tipo de conteúdo.

A nova interface foi apresentada pela diretora de produto, Eunice Kim, e pela diretora de tecnologia, Elizabeth Stone, durante o primeiro evento virtual da empresa voltado para “Produto e Tecnologia”. Kim afirmou que a empresa vem trabalhando nessa nova página desde o ano passado e que as mudanças serão implementadas “nas próximas semanas e meses”.

O primeiro passo da Netflix na busca com IA generativa será um teste beta opcional em celulares. Os usuários poderão procurar conteúdo usando frases naturais, como “quero algo engraçado e leve”.

Já o feed vertical de vídeos, que será testado nas próximas semanas, trará clipes de séries e filmes da Netflix em formato curto, permitindo que os usuários descubram novos conteúdos rolando a tela — com a opção de assistir ao conteúdo completo com apenas um toque.

O anúncio vem menos de três semanas após a Netflix divulgar lucros recordes no último trimestre, o que ajudou a tranquilizar os investidores diante das incertezas econômicas causadas pelas tarifas do governo Trump.

Curiosamente, a novidade foi revelada pouco mais de uma semana antes do evento “Upfront” da Netflix, em 14 de maio, no qual a empresa apresentará sua nova programação a anunciantes. Apesar de Kim afirmar que “a mudança não foi planejada para influenciar o evento”, a nova identidade visual, aliada ao bom desempenho recente da plataforma, certamente despertará entusiasmo — mesmo em um cenário publicitário ainda cauteloso.

Relembre: Adolescência: Série mais vista na Netflix gera debate nas redes

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original