Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nova imagem do Telescópio Webb? Físico engana a web com “estrela de salame”

    Etienne Klein se desculpou depois e disse que a publicação era uma forma de "alertar" os internautas para imagens falsas que circulam na internet

    Nova imagem do Telescópio Webb? Físico engana a web com "estrela de salame"
    Nova imagem do Telescópio Webb? Físico engana a web com "estrela de salame" Reprodução / Twitter

    Ingrid Oliveirada CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    O cientista francês Etienne Klein usou sua conta no Twitter para se desculpar fazer uma publicação na internet dizendo que uma fatia de salame era, na verdade, uma foto da estrela Próxima Centauri, capturada pelo telescópio James Webb.

    Em 31 de julho, Klein postou uma foto de uma fatia de salame em um fundo preto, alegando tratar-se de uma nova imagem da estrela mais próxima do Sol.

    “Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz da Terra. Ela foi tirada pelo JWST. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia”, escreveu.

    Dias depois, cientista alegou que a postagem se tratava de “uma forma de diversão”.

    Após a postagem ganhar repercussão, seus seguidores disseram que, por ele se tratar de uma figura pública, a brincadeira se tornaria “gigante” na web.

    “A piada é engraçada. Mas quando é publicada por você, torna-se enorme! Seu nome fornece uma garantia para que não seja necessário verificar as informações”, escreveu um usuário.

    O cientista fez então mais uma publicação no último dia 3 para explicar a situação e disse que era uma medida para “incentivar o cuidado” – uma vez que imagens falsas circulam nas redes sociais.

    “Venho pedir desculpas a todos que podem ter se ofendido com meu erro pouco original. Eu simplesmente queria pedir cautela em relação a imagens que parecem convincentes por conta própria”, tuitou.

    A Proxima Centauri de fato existe, localizada na constelação do Centauro. Devido à sua baixa magnitude, a estrela não pode ser observada a olho nu

    Mais Recentes da CNN