Novo “Botão de Ação” do iPhone pode ser atrativo para consumidores
Dispositivo presente na nova linha dp iPhone 15 Pro permite que usuários executem diversos comandos, como tirar fotos ou ligar a lanterna
A nova linha do iPhone 15 Pro oferece a gama típica de novos recursos projetados para persuadir os clientes a comprar o novo modelo: são cada vez mais finos comparados aos do ano passado. As novas câmeras são de nível profissional e a mudança para o carregamento USB-C prometem facilitar sua vida.
Mas um novo recurso se destaca facilmente: o Action Button, ou Botão de Ação.
A Apple adaptou seu botão físico de silenciar na lateral de seus modelos de última geração para uma ferramenta mais personalizável, permitindo aos usuários executar vários comandos, desde gravar um memorando de voz e tirar uma foto até ligar a lanterna.
O botão também pode ser programado para iniciar qualquer aplicativo ou atalho, essencialmente transformando-o em um controle remoto ou plataforma de lançamento para obter acesso rápido a algo que você deseja sob demanda.
Desde o evento do iPhone 15 da Apple em sua sede em Cupertino, Califórnia, usei-o para carregar uma variedade de aplicativos em um único toque, incluindo CNN, Amazon e Instagram. É certo que o Botão de Ação se tornará um recurso viável para quem revisita um aplicativo repetidamente ao longo do dia.
Mas também tem potencial para se tornar uma ferramenta ainda mais poderosa; você pode programá-lo para tocar sua playlist favorita, acender as luzes inteligentes da sua sala ou usá-lo para abrir a porta da garagem.
Você pode até transformá-lo em um botão dedicado para ligar para a mãe. Ele se baseia na oferta existente de atalhos prontos ou personalizados do iOS, e a Apple está incentivando os desenvolvedores a criar outros atalhos exclusivos que outros usuários possam ativar no Botão de Ação.
A mudança é sutil, mas é um dos poucos ajustes perceptíveis no design do iPhone este ano. O Botão de Ação tem aproximadamente o mesmo tamanho do botão existente e os usuários ainda o mantêm pressionado para alternar entre silenciar e ativar a campainha. Os comandos são acompanhados de feedback visual da barra Dynamic Island — que abriga alertas e notificações na parte superior da tela.
A atualização do Action Button, junto com mudanças nos sistemas de carregamento e câmera do telefone, ocorre no momento em que a Apple busca dar aos consumidores mais motivos para atualizar seus iPhones.
No mês passado, as vendas da Apple caíram pelo terceiro trimestre consecutivo. A receita do iPhone foi de US$ 39,7 bilhões (R$ 193,25 bilhões na cotação atual) no trimestre, marcando um declínio de aproximadamente 2% ano a ano, à medida que as pessoas atualizam seus dispositivos com menos frequência.
Outro ponto de venda para fazer alarde para o iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max: os telefones vêm com uma caixa de titânio — a mesma liga usada para construir o Rover Perseverance — tornando-os o que a Apple chama de Pro mais fino e leve modelos até hoje.
Como funciona
Para programar o Botão de Ação, os usuários do iPhone 15 Pro podem visitar a seção do botão em Ajustes, navegar e selecionar entre uma série de funcionalidades — como lanterna ou câmera. Ao escolher a opção de atalhos, no entanto, os usuários podem vasculhar sua lista de aplicativos ou comandos previamente estabelecidos.
Uma vez definido, há uma ligeira curva de aprendizado após anos de aquisição do hábito de usar o botão físico para ligar e desligar o volume. Por esse motivo, pode demorar um pouco para que alguns dos fiéis ao iPhone mudem a forma como usam o dispositivo.
O Botão de Ação não é totalmente novo; a empresa o revelou no ano passado no Apple Watch Ultra. A Apple disse à CNN que se inspirou para trazê-lo para o iPhone depois de ouvir anedotas de usuários que disseram que sempre deixam o telefone no modo silencioso, tornando esse botão essencialmente inútil. Considerando que o uso do iPhone mudou muito desde o lançamento do iPhone, há 16 anos, revisitar um recurso marcante como o botão silenciador era apenas uma questão de tempo, de acordo com a empresa.
Recepção mista
Ramon Llamas, diretor da empresa de pesquisa de mercado IDC, acredita que o anúncio da semana passada é apenas o primeiro passo para tornar o Botão de Ação mais dinâmico.
“Gostaria de pensar que o Botão de Ação poderia ser um pouco mais expandido, como se um clique levasse você a um recurso; dois cliques levam você para outro e três cliques levam você a outra coisa”, disse Llamas. “Mas acho que seria isso. Mais do que isso, você corre o risco de lançar o aplicativo errado, como o Wordle, na hora errada (quando você mais precisa da sua câmera)”, disse ele.
É também uma forma estratégica para a Apple aproveitar ao máximo o espaço já apertado do aparelho, de acordo com Llamas. Annette Zimmerman, vice-presidente analista da empresa de pesquisa de mercado Gartner, concorda, observando que “ter um botão para fazer exatamente uma coisa não é realmente progressivo em uma época em que tudo tem multifuncionalidade e pode ser programado”.
Embora não esteja claro se o Action Button chegará a mais dispositivos no futuro, a Apple continua sua busca para criar um ecossistema uniforme para seus consumidores. Da mesma forma, a empresa está adicionando um recurso Double Tap que permite que as pessoas usem um recurso de dedo para controlar o Apple Watch, poucos meses depois de exibir um gesto semelhante em seu próximo headset de realidade mista Vision Pro.
Por enquanto, os usuários do iPhone 15 Pro vão gostar de brincar com o novo Botão de Ação. Embora o recurso por si só convença a trocar de iPhone, a mudança para o carregamento universal, um processador mais rápido e recursos avançados de câmera tornam-no um pacote sólido, especialmente se você não atualizou nos últimos anos.
- 1 de 8
iPhone 15 Pro e Pro Max serão de titânio branco, azul, preto e rata e prometem ser os mais leves • Reprodução/Apple
- 2 de 8
A Apple anunciou que modelos terão bordas mais finas ao redor da tela • Reprodução/Apple
- 3 de 8
Novos modelos da versão mais básica estão disponíveis em 5 cores, lentes de 48 megapixels e dynamic Island, uma "ilha" próximo a câmera frontal que mostra interação com outros apps durante o uso • Reprodução/Apple
-
- 4 de 8
Todos os modelos foram equipados com a tecnologia MagSafe • Reprodução/Apple
- 5 de 8
A baterias são produzidas com cobalto reciclado, afim de diminuir o impacto ambiental • Reprodução/Apple
- 6 de 8
O alumínio utilizado nas versões iPhone 15 e iPhone 15 Plus provém, 75%, de material reciclado • Reprodução/Apple
-
- 7 de 8
Os modelos estão disponíveis em dois tamanhos, 6,1 polegadas e 6,7 polegadas • Reprodução/Apple
- 8 de 8
A câmera do iPhone 15 Pro pode tirar fotos de alta resolução em distâncias focais de 24, 28 e 35 milímetros • Reprodução/Apple