Novo recurso do Google Earth mostra mudanças climáticas das últimas décadas

A plataforma usa informações da Nasa, do Programa Landsat da agência geológica dos Estados Unidos (USGS) e do programa Copérnico da União Europeia

Recurso permite que os usuários vejam a passagem de tempo dos últimos 37 anos em qualquer lugar do planeta
Recurso permite que os usuários vejam a passagem de tempo dos últimos 37 anos em qualquer lugar do planeta Foto: Reprodução/Reuters

Por Chavi Mehta e Munsif Vengattil, da Reuters

Ouvir notícia

O Google Earth adicionou na última quinta-feira um recurso de timelapse à plataforma, dando aos usuários uma ideia de como as mudanças climáticas, a urbanização e o desmatamento alteraram o planeta nas últimas quatro décadas.

Criado com 24 milhões de imagens de satélite, junto com 800 vídeos com curadoria e guias interativos, o recurso permite que os usuários vejam a passagem de tempo dos últimos 37 anos em qualquer lugar do planeta. A plataforma usa informações da Nasa, do Programa Landsat da agência geológica dos Estados Unidos (USGS) e do programa Copérnico da União Europeia.

A ferramenta mostra a mudança nas linhas costeiras, a expansão generalizada de paisagens urbanas e terras agrícolas, e o recuo simultâneo de geleiras, florestas e rios.

Um vídeo mostra a rápida transição de florestas para vilas e fazendas perto da Bolívia, uma das principais causas do desmatamento na floresta amazônica; enquanto outro mostra a diminuição da geleira Columbia no Alasca em 20 quilômetros devido ao aquecimento global.

Mais Recentes da CNN