Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    O que significa “Mercúrio retrógrado” cientificamente? Entenda o fenômeno

    O movimento retrógrado é uma ilusão de ótica causada pelo movimento de todos os planetas em velocidades diferentes uns dos outros

    O movimento retrógrado é uma mudança aparente no movimento do planeta no céu. Isso significa que ele não é real, mas uma ilusão de ótica
    O movimento retrógrado é uma mudança aparente no movimento do planeta no céu. Isso significa que ele não é real, mas uma ilusão de ótica Nasa / Unsplash

    Rafael Farias Teixeiracolaboração para a CNN

    São Paulo

    Para as pessoas que acreditam em astrologia, Mercúrio retrógrado pode significar várias coisas, mas principalmente consequências negativas para o dia a dia.

    Esse fenômeno, porém, existe e pode ser explicado cientificamente. Segundo a NASA, agência espacial dos Estados Unidos, o movimento retrógrado é uma mudança aparente no movimento do planeta no céu.

    Isso significa que ele não é real, porque o planeta não começa fisicamente a retroceder em sua órbita. “Parece que sim devido às posições relativas do planeta e da Terra e à forma como se movem em torno do Sol”, afirma a organização.

    Geralmente, os planetas movem-se de oeste para leste através das estrelas à noite. Isso é conhecido como movimento progressivo.

    Periodicamente, porém, esse movimento muda e eles se movem de leste para oeste através das estrelas, o que é chamado de movimento retrógrado.

    A explicação para o movimento retrógrado em um modelo heliocêntrico — um sistema solar centrado no Sol — é que o retrógrado ocorre aproximadamente quando um planeta em movimento mais rápido alcança e ultrapassa um planeta em movimento mais lento.

    Ou seja, o movimento retrógrado é uma ilusão de ótica causada pelo movimento de todos os planetas em velocidades diferentes uns dos outros.

    Segundo Carolyn Ernst, cientista planetária do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins e vice-presidente do Grupo de Avaliação de Exploração de Mercúrio da NASA, é como dirigir em uma rodovia com várias faixas na mesma direção.

    Ao ultrapassar um carro em outra faixa que esteja indo mais devagar, ele poderá parecer que está se movendo para trás em comparação a você, apesar de seguir na mesma direção, e vice-versa. Isso é o que acontece quando Mercúrio gira em torno da Terra.

    O aparente movimento para trás de Mercúrio ocorre durante algumas semanas, aproximadamente a cada quatro meses. Atualmente, Mercúrio retrógrado começou no dia 23 de agosto e vai durar até 14 de setembro. O fenômeno volta a acontecer em 13 de dezembro até o dia primeiro de janeiro.