Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pesquisadores desenvolvem sistema capaz de “remover” edifícios de imagens em tempo real

    Mecanismo apaga construções virtualmente; tecnologia pode ajudar no planejamento urbano

    Sistema de inteligência artificial pode remover virtualmente edifícios de imagens em tempo real
    Sistema de inteligência artificial pode remover virtualmente edifícios de imagens em tempo real Reprodução/RESOU

    Renata Souzada CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    Cientistas da Universidade de Osaka desenvolveram um sistema capaz de remover virtualmente edifícios de imagens ao vivo através de dispositivos móveis, como celulares ou tablets.

    O mecanismo transmite, em tempo real, as imagens capturadas no dispositivo para um servidor remoto, usando os chamados algoritmos de redes adversárias generativas (GAN).

    “O algoritmo GAN pode produzir imagens que realmente não existem, mas são plausíveis”, explica um dos autores, Tomohiro Fukuda.

    Esse tipo de inteligência artificial utiliza duas redes neurais concorrentes: um gerador e um discriminador. O gerador é programada para para criar imagens cada vez mais realistas, enquanto o discriminador é encarregado de distinguir se a imagem existe ou foi gerada artificialmente.

    De acordo com os cientistas, a tecnologia pode ajudar nos processos de renovação e planejamento urbano. Isso porque as partes interessadas em um projeto que envolve demolição de edifícios antigos, por exemplo, poderiam “ver” o resultado antes de se comprometerem.

    “Nosso método permite que os usuários entendam intuitivamente como será a paisagem futura, o que pode contribuir para reduzir o tempo e o custo para formar um consenso”, explica o primeiro autor Takuya Kikuchi.

    Para que todo o processo aconteça em tempo real, a equipe de pesquisadores utilizou um esquema de “segmentação semântica” na imagem de entrada. Dessa forma, o sistema pode classificar imagens pixel por pixel.

    Mais Recentes da CNN