Primeiro ninho de ‘vespas assassinas’ foi destruído nos Estados Unidos

Ninho consistia em nove camadas de favo e tinha quase 1.500 vespas em vários estágios de desenvolvimento

Ninho foi encontrado pelo Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA)
Ninho foi encontrado pelo Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA) Spichiger, Sven-Erik (AGR)

Lauren M. Johnsonda CNN

Ouvir notícia

O primeiro ninho de vespas gigantes asiáticas foi destruído no estado norte-americano de Washington, de acordo com autoridades estaduais. Este é o primeiro ninho a ser destruído no ano de 2021.

O ninho foi encontrado pelo Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA) na base de um amieiro morto, no condado rural de Whatcom, na quarta-feira (25).

O ninho consistia em nove camadas de favo e tinha quase 1.500 vespas em vários estágios de desenvolvimento, disse a WSDA em um comunicado à imprensa. A equipe aspirou 113 vespas operárias do ninho, além de pegar outras 67 vespas com redes na área.

As vespas gigantes asiáticas ganharam o apelido de “vespas assassinas” porque entram em uma “fase de matança”, na qual matam as abelhas decapitando-as, segundo as autoridades. O ninho foi encontrado a cerca de 400 metros do local onde outro foco de vespas foi avistado em 11 de agosto.

“Embora estejamos felizes por ter encontrado e erradicado este ninho tão cedo na temporada, esta detecção prova o quão importante continua a ser o relatório público”, disse Sven Spichiger, entomologista responsável pela WSDA.

“Esperamos que haja mais ninhos por aí e, como este, esperamos encontrá-los antes que possam produzir novas rainhas. Seu relatório pode ser aquele que nos leva a um ninho.”

A WSDA enviará a parte da árvore com o ninho para a Washington State University para uma análise mais aprofundada, disse o comunicado.

As vespas gigantes asiáticas são as maiores do mundo e podem crescer até cinco centímetros de comprimento, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Eles vivem nativamente na região do norte da Índia ao Leste asiático. Eles se alimentam de abelhas e outros insetos, e algumas vespas podem destruir uma colmeia em apenas algumas horas, disse o WSDA.

O vespão é considerado invasor nos Estados Unidos e foi relatado pela primeira vez na área da Ilha de Vancouver, no Canadá, em agosto de 2019, e desde então foi detectado no extremo noroeste do estado de Washington, de acordo com o USDA.

(Texto traduzido, leia original em inglês aqui)

Mais Recentes da CNN