Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Projeto simula envio de mensagens extraterrestres para a Terra nesta quarta (24)

    Conteúdo da mensagem codificada que será enviada não foi divulgado, o que permite que o público acompanhe e tente interpretar o conteúdo também

    ExoMars, uma missão não tripulada da Agência Espacial Europeia em Marte.
    ExoMars, uma missão não tripulada da Agência Espacial Europeia em Marte. Divulgação

    Da CNN

    O projeto “A Sign in Space” (Um sinal no espaço, em inglês), idealizado pela artista de mídia Daniela de Paulis em colaboração com o Instituto SETI, a Agência Espacial Europeia, o Observatório de Green Bank e o Instituto Nacional Italiano de Astrofísica (INAF), vai simular o envio de mensagens extraterrestres para a Terra nesta quarta-feira (24).

    O ExoMars, uma missão não tripulada da Agência Espacial Europeia em Marte, vai transmitir uma mensagem codificada desenvolvida por De Paulis e sua equipe, que será recebida por quatro observatórios de radioastronomia: o Allen Telescope Array do Instituto SETI; o Robert C. Byrd Green Bank Telescope, do Observatório de Green Bank; o Karl G. Jansky Very Large Array, operado pelo Observatório Nacional de Radioastronomia, da National Science Foundation; e o observatório da Estação Radioastronômica de Medicina, gerido pelo Instituto Nacional de Astrofísica da Itália.

    Robert C. Byrd Green Bank Telescope, do Observatório de Green Bank./ Divulgação

     

    O conteúdo da mensagem codificada que será enviada não foi divulgado, o que permite que o público acompanhe e tente interpretar o conteúdo também.

    A mensagem será transmitida nesta quarta-feira, às 16h no horário de Brasília. É possível acompanhar o evento neste link.

    Qualquer pessoa que esteja empenhada em decodificar e interpretar a mensagem pode discutir sobre esse processo no servidor da rede social Discord chamado “A Sign in Space”.

    *Publicado por Fernanda Pinotti, da CNN