"Proteção contra roubo" padrão no Android é revelada; saiba como funciona
Entenda como funciona e como ativar a “Proteção contra roubo” nos celulares Android; agora disponível por padrão

O Google anunciou novos recursos ativos por padrão para aprimorar os dispositivos Android, incluindo a função “Proteção contra roubo”, que ajuda a evitar que ladrões utilizem o celular após um roubo.
Dados citados pelo Google apontam que, no Brasil, dois celulares são roubados por minuto. A empresa também explica que mais de 10 bilhões de chamadas e mensagens suspeitas já são bloqueadas atualmente, e o objetivo das novas atualizações é ampliar ainda mais a proteção dos usuários.
O que é o recurso “Proteção contra roubo”?
Originalmente, uma versão beta do recurso “Proteção contra roubo” foi lançada para smartphones Android em agosto de 2024 -- inclusive, o Brasil foi o primeiro país a receber a novidade. A partir de dezembro de 2025, a ferramenta passa a ser um recurso padrão, já ativado em todos os novos aparelhos Android.
Para quem já possui um celular com Android 10 ou superior, é necessário ativar a função manualmente nas configurações do dispositivo.
A função "Proteção contra roubo" inclui os modos:
- Bloqueio de Detecção de Roubo: utiliza inteligência artificial (IA) para analisar movimentos e entender se um ladrão arrancou o celular da sua mão e fugiu;
- Bloqueio Remoto: nessa opção, os usuários podem bloquear o celular remotamente em caso de roubo ou perda. Também é possível limpar as informações do dispositivo;
- Bloqueio de Dispositivo Off-line: caso seu telefone seja roubado e o criminoso desconectar os dados por muito tempo, ou se ele falhar muitas vezes ao tentar desbloquear a senha, esse modo bloqueará a tela automaticamente.
Em parceria com o Google, a Polícia Militar de São Paulo (PM SP) passou a utilizar um localizador que permite bloquear celulares à distância por meio do “Bloqueio remoto”.
Assim, além dos próprios usuários poderem acionar a função, os policiais também conseguem realizar o bloqueio por meio de um aplicativo instalado nos aparelhos da PM SP.
"Essas ferramentas estão tendo um impacto real, graças, em parte, à nossa parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que já usou o Bloqueio Remoto mais de 5.000 vezes para ajudar os cidadãos a protegerem seus dispositivos roubados", disse o gerente técnico de parcerias e engenharia do Android, Fabrício Ferracioli, em postagem no blog do Google.
Como ativar “Proteção contra roubo” no Android?
Como anunciou o Google, o recurso estará disponível como padrão e já virá ativado em todos os smartphones comprados a partir de dezembro de 2025. Já os aparelhos adquiridos antes dessa data também poderão usar a função, mas será necessário ativá-la manualmente.
Confira o passo a passo abaixo e saiba como ativar o recurso de “Proteção contra roubo” no Android:
- Abra as "Configurações" do seu Android;

Em "Proteção contra Roubo", os usuários do Android podem ativar três opções para proteger seus dados • Reprodução/Android - Busque e clique em "Proteção contra roubo";
- Agora, você pode ativar os recursos “Bloqueio de Detecção de Roubo”, “Bloqueio Remoto” e “Bloqueio de Dispositivo Off-line”.


