Protótipo da SpaceX para Marte pousa pela primeira vez, mas explode pouco depois

Protótipo da linha Starship fez voo bem sucedido e retornou à base de lançamento; minutos depois, porém, fontes de vídeo independentes capturaram incidente

Jackie Wattles, da CNN

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Um protótipo de foguete da SpaceX, conhecido como SN10, sobrevoou o sul do Texas durante voo de teste na quarta-feira (3) antes de pousar com precisão perto de seu local de lançamento. Cerca de três minutos após o pouso, no entanto, fontes de vídeo independentes mostraram o foguete explodindo em sua plataforma de pouso.

O SN10 da SpaceX, um dos primeiros protótipos do foguete da iniciativa da empresa para Marte, voou por mais de 9 quilômetros sobre a paisagem costeira, imitando dois voos de teste anteriores que a SpaceX conduziu que terminaram em explosão. O teste de quarta-feira marcou o primeiro pouso bem-sucedido de um protótipo da linha Starship.

“Tivemos um toque suave bem-sucedido na pista de pouso”, disse o engenheiro da SpaceX John Insprucker durante uma transmissão ao vivo do evento. “Isso é o limite de um belo vôo de teste da Starship 10.”

Não ficou claro o que causou a explosão do foguete após o pouso, e a transmissão ao vivo da SpaceX foi interrompida antes do incidente.

Ele acrescentou que a SpaceX tem vários outros protótipos já em produção e que o próximo, SN11, estará pronto para ser lançado para outro voo de teste “em um futuro próximo”.

A primeira tentativa de lançamento da SpaceX na quarta-feira foi abortada no último décimo de segundo. O CEO da SpaceX, Elon Musk, disse em um tuíte que a decisão foi desencadeada por padrões predefinidos sobre o propulsor do foguete, que Musk descreveu como “ligeiramente conservador”. 

Ele acrescentou que a empresa aumentaria o limite de empuxo do foguete, dando ao foguete mais espaço de manobra para obter permissão para a decolagem. A empresa então reciclou o combustível do SN10 antes da segunda tentativa bem-sucedida.

Insprucker, que coordenou a transmissão da empresa sobre o lançamento na quarta-feira, disse que o objetivo principal do teste era coletar dados sobre como os flaps do veículo controlariam o protótipo da nave estelar conforme ela despenca de volta à Terra.

Musk explicou pela primeira vez o método de pouso pretendido para a linha Starship durante um evento de mídia em setembro de 2019.

Protótipo da SpaceX explodiu pouco depois de pousar em base no Texas
Protótipo da SpaceX explodiu pouco depois de pousar em base no Texas
Foto: SPADRE.COM/Reuters

Ele a descreveu como uma manobra única que veria o foguete mergulhar de volta no ar com sua barriga apontada para a Terra enquanto suas quatro nadadeiras mudam ligeiramente para mantê-lo estável. É uma manobra que Musk disse que se destina a imitar como um pára-quedista cairia no ar, ao invés da descida vertical em linha reta para a Terra que os foguetes Falcon 9 da SpaceX empregam quando chegam para pousar.

Aperfeiçoar a manobra de pouso cambaleante é essencial para “permitir um sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga em voos interplanetários de longa duração e ajudar a humanidade a retornar à Lua e viajar para Marte e além”, de acordo com o site da empresa.

A SpaceX pretende usar a Starship para uma variedade de propósitos, incluindo transporte de clientes entre cidades em velocidades vertiginosas, potencialmente auxiliando os esforços de pouso na Lua da Nasa e, eventualmente, o lançamento de cargas e missões humanas a Marte.

A nave ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento. Um protótipo em escala real ainda não foi construído. A SpaceX ainda não começou a testar publicamente o Super Heavy, um gigantesco foguete que será necessário para impulsionar a nave para a órbita da Terra ou além.

Musk disse durante uma entrevista recente com o apresentador do podcast Joe Rogan que espera que a Starship realize voos regulares até 2023 e que o veículo alcance a órbita até o final deste ano. 

Não está claro se a SpaceX atingirá esse prazo. A indústria aeroespacial, e Musk em particular, é famosa por anunciar projetos que demoram muito mais – e contabilizam despesas muito mais altas – do que o previsto inicialmente.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)

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