Protótipo de foguete Starship, da SpaceX, realiza o primeiro pouso em segurança

Foguete sofreu quatro pousos mal sucedidos antes do teste em segurança da última quarta-feira (5)

Foguete Starship, da Space X, pousou em segurança depois de tentativas que resultaram em explosões
Foguete Starship, da Space X, pousou em segurança depois de tentativas que resultaram em explosões Foto: Reprodução - Twitter Space X

Reuters

Ouvir notícia

Um protótipo do foguete Starship da SpaceX voou para o céu do sul do Texas em um teste de lançamento em alta altitude na quarta-feira (5), depois voou de volta para a Terra para pousar com segurança pela primeira vez, após quatro tentativas anteriores de pouso de retorno terminarem em explosões.

O feito foi um marco importante para a empresa privada de foguetes do bilionário magnata da tecnologia Elon Musk em seu desenvolvimento de um veículo de lançamento de carga pesada reutilizável para transportar astronautas e cargas úteis de grande porte para a Lua e Marte.

A Starship SN15 decolou do local de lançamento da SpaceX em Boca Chica, no Texas, ao longo da Costa do Golfo e atingiu sua altitude máxima planejada de 10 quilômetros (6 milhas), então pairou momentaneamente no ar antes de voar de nariz para baixo sob controle aerodinâmico de volta à Terra.

Manobrando-se de volta à posição vertical sob o impulso do foguete ao se aproximar do solo, o veículo de 16 andares e três motores desceu para um toque suave em seu trem de pouso.

Uma transmissão de vídeo ao vivo do pouso mostrou chamas continuando a queimar na base do foguete depois que os motores foram desligados, mas um sistema automatizado de supressão de fogo direcionou um fluxo constante de água para a pista de pouso, eventualmente extinguindo o incêndio.

Musk declarou sucesso no Twitter, postando uma mensagem concisa na linguagem sutil de vôo espacial: “Aterragem de nave estelar nominal!”

Quatro voos de teste anteriores de protótipos de nave estelar – SN8 em dezembro, SN9 em fevereiro e SN10 e SN11 em março – todos decolaram com sucesso, mas explodiram em pedaços durante ou logo após o pouso.

O foguete Starship completo, que terá 120 metros de altura quando combinado com seu propulsor superpesado de primeiro estágio, é o veículo de lançamento da próxima geração da SpaceX no centro das ambições de Musk de tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras.

Um primeiro voo orbital de uma nave estelar está planejado para o final do ano. Musk disse que pretende voar com o bilionário japonês Yusaku Maezawa ao redor da lua com a nave estelar em 2023

Mais Recentes da CNN