Quais os próximos passos da Starship? Musk revela planos para foguete
Comentários do empresário oferecem algumas pistas sobre o que vem por aí

O voo de ontem da Starship não ocorreu exatamente como o esperado. E o fato de a SpaceX ter perdido contato com a nave e a ter deixado girar fora de controle ao reentrar na atmosfera terrestre é um forte indicativo de que os reguladores federais exigirão que a SpaceX abra uma investigação sobre o que deu errado.
Foi o que aconteceu após os dois últimos acidentes da Starship em pleno voo, em janeiro e março.
Antes que a FAA (sigla em inglês para Administração Federal de Aviação) dê sinal verde para outro voo de teste da SpaceX, a agência geralmente exige que a empresa apresente documentos demonstrando que a empresa compreende o problema, tem um plano para proteger a segurança pública e, ou conclua sua própria investigação, ou justifique por que o foguete é seguro para ser lançado novamente.
Por sua vez, o CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que espera obter aprovação regulatória em um ritmo mais rápido daqui para frente.
"A cadência de lançamento para os próximos 3 voos será mais rápida, aproximadamente 1 a cada 3 a 4 semanas", escreveu Musk no X, a plataforma de mídia social da qual é proprietário.
Musk tem atraído uma atenção desproporcional por sua participação na política ultimamente, e seus profundos laços com o governo Trump e suas iniciativas de reforma governamental geraram fortes críticas sobre conflitos de interesse. Mas o empresário disse que agora está se afastando da política e talvez esteja se concentrando novamente na SpaceX.
De modo geral, a Starship precisa atingir alguns dos marcos que tem buscado nos últimos voos de teste, mas que ainda não alcançou, incluindo reacender seu motor no espaço e testar como irá implantar satélites.
A partir daí, a SpaceX poderá passar para metas mais ambiciosas, como descobrir como recuperar e reutilizar a espaçonave superior da Starship, reabastecer o veículo com um tanque Starship assim que atingir a órbita e, de forma geral, trabalhar para detalhar como o veículo poderá um dia apoiar missões para entregar carga ou humanos ao espaço profundo.