Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Qual é a diferença entre solstício de verão e solstício de inverno?

    Inclinação da Terra faz com que, em dois dias do ano, aconteça o período de claridade mais curto e a noite mais longa do ano para cada hemisfério da Terra

    Estas imagens, capturadas do lado da Terra voltado para o Sol, mostram a mudança na inclinação da Terra entre os solstícios de dezembro (esquerda) e junho (direita)
    Estas imagens, capturadas do lado da Terra voltado para o Sol, mostram a mudança na inclinação da Terra entre os solstícios de dezembro (esquerda) e junho (direita) NASA/DSCOVR EPIC

    Giovana Christda CNN

    O solstício de inverno no hemisfério sul acontece nesta quinta-feira (20) às 17h50 (horário de Brasília), de acordo com o Observatório Nacional. Marcando o começo de uma nova estação, o evento simboliza mudanças na duração dos dias e das noites.

    O motivo disto é que, à medida que a Terra orbita o Sol, a inclinação de 23,5° faz com que um hemisfério seja inclinado em direção ao Sol durante metade do ano e o outro durante a segunda metade. Nesta data, acontece o período de claridade mais curto e a noite mais longa do ano.

    Os astrônomos de antigas civilizações definiram os solstícios a partir da observação do movimento do Sol no céu ao longo do ano. Após estudar onde o astro estava a cada meio-dia, notaram que ele atingia um ponto máximo e parecia “parar”.

    Essa “parada” ocorre duas vezes por ano e corresponde aos solstícios de verão e inverno. Durante o evento de junho, o Hemisfério Sul fica inclinado para longe, enquanto o Hemisfério Norte em direção ao Sol.

    Culturas ao redor do mundo construíram monumentos para observar o Sol, como Stonehenge, na Inglaterra, e definiram celebrações para marcar as transições entre as estações.

    O Yule, festival dos antigos nórdicos e germânicos, durava várias semanas em que eles decoravam árvores e realizavam rituais para honrar o retorno da luz. Na Roma antiga, a Saturnália homenageava o deus Saturno alguns dias antes do solstício de inverno. A celebração incluía banquetes e troca de presentes.

    Solstício de inverno

    No hemisfério sul, esse evento acontece entre os dias 20 e 21 de junho, já que há uma diferença entre o ano civil (que tem 365 dias) e o ano trópico (com aproximadamente 365 dias e 6 horas).

    Nesta data, a parte sul da Terra recebe menor incidência de radiação solar que o hemisfério norte, com o dia tendo menos duração do que a noite.

    O solstício de inverno marca o ponto de inclinação do eixo do nosso planeta, que aponta mais longe do Sol e, a partir dele, os períodos com luz do Sol se tornam cada vez mais longos, até o verão chegar e inverter essa dinâmica.

    Solstício de verão

    Por conta da inclinação da Terra, a partir deste marco os raios solares atingem mais diretamente um hemisfério. Por isso, os dias são mais quentes e há mais horas de luz, tornando-os maiores do que as noites.

    No dia do solstício — entre os dias 21 e 22 de dezembro na parte sul do globo — acontece o dia mais longo do ano, que vai diminuindo até chegar no próximo evento, o de inverno.

    No início das outras estações — a primavera e o outono — acontecem os equinócios, quando a duração do dia e da noite é quase igual em todas as partes do mundo.

    Cientistas descobrem por que ficamos mais resfriados no inverno