Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nasa e Boeing definem data para retorno da Starliner à Terra; veja

    Volta dos astronautas havia sido adiada para esta terça-feira (18), quando as empresas anunciaram uma nova previsão

    Giovana Christda CNN

    A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) revelou em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (18) que o desacoplamento da espaçonave Starliner, da Boeing, da Estação Espacial Internacional (ISS) está previsto para acontecer no dia 25 de junho, às 12h10 (horário de Brasília).

    O retorno, que originalmente era previsto para acontecer na última sexta-feira (14), foi alterado para o dia 18, hoje, quando então foi anunciada mais uma modificação na data de volta dos astronautas. A aeronave pode ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias, segundo autoridades da Nasa.

    Os esforços nestes dias que não estavam previstos na contagem inicial foram usados para obter mais dados sobre a espaçonave acoplada à ISS e para revisar os vazamentos de hélio identificados na segunda tentativa de lançamento. A previsão é de que a Starliner faça a aterrisagem no dia 26 de junho.

    A espaçonave fez seu primeiro lançamento tripulado no dia 5 de junho a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos) levando dois astronautas da Nasa — Butch Wilmore e Suni Williams — para a ISS.

    Os profissionais viajaram com o objetivo de realizar testes na Starliner e finalizar a certificação da agência espacial para que a espaçonave passe a integrar o Programa Comercial de Tripulação da Nasa, que prevê voos tripulados periódicos até a ISS usando o veículo.

    Alguns aprendizados de astronautas após irem ao espaço