Razr Fold: conheça o novo celular dobrável da Motorola
Modelo chega para competir no segmento, com tela de 8,1 polegadas, caneta stylus e mais

A Motorola revelou oficialmente o Razr Fold, seu novo smartphone dobrável, durante o evento Consumer Electronic Show (CES) 2026 em Las Vegas. Trata-se do primeiro modelo da marca no formato que dobra como um "livro”, ou seja, com abertura lateral como um caderno.
Com o lançamento, a empresa entra de vez na disputa dos celulares flexíveis de tela grande, colocando o Razr Fold para competir diretamente com rivais como o Samsung Galaxy Z Fold e o Google Pixel Fold.
Ainda sem revelar todos os detalhes, a Motorola indicou que o Razr Fold foca em oferecer uma tela dobrável e recursos avançados voltados à produtividade e criatividade do usuário.
Razr Fold: novo dobrável da Motorola
A chegada do Razr Fold marca a estreia da Motorola no segmento de dobráveis de tela grande. Fechado, o aparelho funciona como um smartphone convencional com tela externa totalmente funcional; aberto, ele se transforma em um pequeno tablet de 8,1 polegadas.
Em outras palavras, o Razr Fold combina a portabilidade de um telefone com a produtividade de um tablet.

"Um ícone reinventado: o novo Motorola Razr Fold. Concebido para proporcionar uma sensação de familiaridade no seu formato compacto de 6,6", mas quando desdobrado, revela um impressionante ecrã de 8,1" que transforma a forma como cria, pensa e se diverte ao longo do dia", a Motorola explica na página oficial do dispositivo.
Além disso, o Razr Fold suporta a caneta Moto Pen Ultra, o que permite escrever, desenhar e interagir com a tela interna dobrável. Esse diferencial mostra a estratégia da fabricante de conquistar o público que sente falta da S Pen nos dobráveis da Samsung; vale lembrar que o Galaxy Z Fold 7, lançado em 2025, perdeu o suporte à caneta.
Especificações técnicas do Razr Fold
Apesar de ainda não termos a ficha técnica completa, algumas características do Razr Fold já são conhecidas ou especuladas com base nas informações divulgadas:
- Tela externa: tela de 6,6 polegadas;
- Tela interna: a tela dobrável tem de 8,1 polegadas com resolução de 2K e LTPO;
- Caneta: compatibilidade com a stylus Moto Pen Ultra;
- Câmera traseira tripla: três sensores de 50 megapixels;
- Câmeras frontais de 32 MP e 20 MP;
- Sistema operacional: Android 16 com Moto AI;
- Cores: Pantone Blackened Blue (azul escuro) ou Pantone Lily White (branco).
Telas dobráveis são seguras?
Desde que os primeiros smartphones com tela dobrável surgiram, a durabilidade desses painéis flexíveis gera dúvidas entre os consumidores. Em testes de laboratório, Samsung e Motorola já afirmaram que alguns dobráveis são testados para cerca de 200 mil dobragens.
Isso significa que o usuário poderia abrir e fechar esse tipo de aparelho dezenas de vezes por dia, por cerca de 5 a 7 anos.
Em um experimento independente realizado com o Galaxy Z Flip 3, foram registradas mais de 418 mil ciclos de dobrar antes da dobradiça apresentar problemas. Ou seja, esses detalhes indicam que as telas dobráveis podem durar muito tempo.
Lançamento e preço do Razr Fold
A Motorola ainda não anunciou oficialmente a data exata de lançamento do Razr Fold ou o preço, mas a expectativa é que o dispositivo chegue ao mercado no decorrer de 2026.
Durante a CES, a empresa informou que dará mais detalhes nos próximos meses e sugeriu que o Razr Fold deve ser lançado no verão dos Estados Unidos. No Brasil, até o momento não há previsão de lançamento.


