Samsung anuncia óculos com IA e promete competição com a Meta
Marca sul-coreana quer levar inteligência artificial para mais lugares sem depender do celular

A Samsung está acirrando a competição com a Meta no mercado de óculos inteligentes. A empresa anunciou nesta quarta-feira (22), durante o evento Galaxy Unpacked, dois modelos novos em parceria com as marcas de óptica Gentle Monster e Warby Parker.
Segundo a sul-coreana, os óculos são projetados para o uso cotidiano, com armações leves, finas e duráveis. Eles são integrados ao ecossistema Galaxy, o que permite usufruir da inteligência artificial e outros recursos sem precisar recorrer ao celular.
A Samsung defendeu que, conforme a IA entra em uma era de agentes e de automação, o que importa é como a tecnologia interage com as pessoas. Apesar dos smartphones ainda serem o foco, a companhia que levar as ferramentas para mais lugares.
"Os óculos inteligentes representam o próximo passo, aproximando a IA das pessoas enquanto elas se deslocam, trabalham, se comunicam e exploram o mundo, sem exigir que cada interação comece em uma tela", escreveu.
Os óculos inteligentes da marca vêm com nove horas de bateria, câmera integrada e suporte para IA. Entre as funcionalidades, a tecnologia permite resumir mensagens, realizar traduções em tempo real, gravar o que o usuário está vendo e dar informações com base no contexto (por exemplo, traçar uma rota).

Óculos foram projetados em parceria com marcas do ramo da óptica • Imagem: Samsung
Competição no mercado de óculos inteligentes
A Meta já tem modelos de óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban, que estão na terceira geração, e com a Oakley. Os aparelhos, inclusive, já foram aprovados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e poderão ser comercializados no Brasil.
A Apple tem o headset Vision Pro e também trabalha em um óculos inteligente próprio. A previsão é que o modelo saia do papel no ano que vem, mas sem confirmação por parte da empresa.
Os modelos recém-lançados pela Samsung ainda não têm previsão para chegar ao Brasi.