Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Shaun, o Carneiro, será o 1º “astronauta” a voar ao redor da Lua na missão Artemis I

    Espaçonave Orion e o Módulo de Serviço Europeu serão lançados pelo Sistema de Lançamento Espacial do Centro Espacial Kennedy na Flórida, nos EUA

    Ingrid Oliveirada CNN

    em São Paulo

    A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou o nome do primeiro “astronauta” da missão Artemis I, voo da espaçonave Orion da Nasa com um Módulo de Serviço Europeu da ESA, planejado para dar a volta na Lua e voltar —  Shaun, o Carneiro, fará uma viagem ao espaço.

    “Este é um momento emocionante para Shaun e nós da ESA”, disse David Parker, Diretor de Exploração Humana e Robótica da agência europeia.

    “Estamos muito satisfeitos por ele ter sido escolhido para a tarefa e entendemos que, embora possa ser um pequeno passo para um ser humano, é um salto gigantesco para o carneiro”, completou.

    Segundo a agência, a cápsula Orion voará sobre a superfície lunar, usando a gravidade para ganhar velocidade e se impulsionar 70 mil quilômetros atrás do satélite lunar — ela deve voltar à Terra após 42 dias.

     

    A espaçonave Orion e o Módulo de Serviço Europeu serão lançados pelo Sistema de Lançamento Espacial do Centro Espacial Kennedy na Flórida, nos EUA.

    Em um comunicado, a ESA disse que em preparação para este voo, Shaun iniciou um programa de treinamento e familiarização de astronautas com a espaçonave em 2020, viajando para vários locais na Europa e nos EUA para ver diferentes aspectos da missão.

    / ESA

    Este treinamento foi documentado e será apresentado em uma série de postagens no blog da ESA antes do lançamento.

    “Com uma grande paixão por explorar, Shaun voou na aeronave especial Airbus ‘Zero G’ A310 durante um de seus voos parabólicos que recria as condições ‘sem peso’ semelhantes às experimentadas no espaço”, escreveram.

    Sob a supervisão de uma equipe da ESA, este voo preparou Shaun para seu papel como viajante espacial em seu filme ‘Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca, lançado em 2019, um voo espacial, que ele agora experimentará de verdade.