Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sonda Odysseus é desativada um mês após pouso na Lua

    Comunicação cessou sete dias depois da alunissagem devido às temperaturas da noite lunar

    Novas imagens da espaçonave Odysseus em sua arriscada alunissagem
    Novas imagens da espaçonave Odysseus em sua arriscada alunissagem Intuitive Machines

    Giovana Christda CNN

    A Intuitive Machines anunciou nesta sexta-feira (23) que a primeira sonda americana a pousar na Lua – Odysseusfoi desativada. A missão durou sete dias, já que a sonda não sobreviveu às rigorosas temperaturas da noite lunar.

    O módulo havia sido colocado em repouso após uma semana de missão e a expectativa era retomar contato com a terra quando os painéis solares se recarregassem. No entanto, os controladores de voo já detectaram que nenhuma comunicação voltaria a acontecer.

    No X, antigo Twitter, a empresa informou a falha. “Em 23 de março, às 10h30min, horário padrão central, os controladores de voo decidiram que suas projeções estavam corretas e que o sistema de energia de “Odie” não faria outra chamada para casa”, comunicou.

    “Isso confirma que ‘Odie’ desapareceu permanentemente após ter entrado na história como o primeiro módulo lunar comercial a pousar na Lua”, informou.

    Trajetória da sonda espacial Odysseus

    IM-1, construído pela empresa Intuitive Machines, foi a primeira espaçonave comercial a pousar suavemente na Lua. Também foi o primeiro veículo feito nos Estados Unidos a fazer uma alunissagem desde o fim do programa tripulado Apollo, há mais de cinco décadas.

    A descida teve momentos de tensão entre os cientistas, já que a Odysseus prendeu uma de suas seis pernas de pouso na superfície lunar durante o final do pouso. O módulo tombou, parando apoiado de lado em uma rocha.

    Carregando um conjunto de instrumentos científicos para a Nasa e vários clientes comerciais, o veículo foi projetado para operar por sete dias com energia solar antes que o Sol se pusesse sobre o local de pouso. Depois disso, a Odysseus perdeu definitivamente o contato com a Terra.

    Entretanto, nesse meio-tempo, a aeronave compartilhou imagens e forneceu dados de todos os instrumentos enviados pela Nasa.