SpaceX adia em um dia teste de voo da Starship para trocar hardware
Nova tentativa pode acontecer no sábado (18); foguete explodiu em primeiro teste, em abril de 2024


WASHINGTON (Reuters) – A SpaceX adiou em um dia, para o sábado, sua segunda tentativa de lançar o sistema de foguetes da empresa, o Starship, disse o executivo-chefe Elon Musk, citando uma peça de hardware de controle de voo que precisava ser substituída.
“Precisamos trocar o atuador de aleta de grade, então o lançamento está adiado para sábado”, escreveu Musk na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
O lançamento deve acontecer na Starbase da empresa no Golfo do México, perto de Boca Chica, no Texas.
A SpaceX quer fazer uma segunda tentativa de lançar o sistema de foguetes Starship, com 122 metros de altura, ao espaço pela primeira vez, após um teste em abril no qual o foguete explodiu aproximadamente quatro minutos depois do lançamento do Texas.
Autoridades da empresa disseram que o foguete está pronto para voar há meses e esperava aprovação de uma licença da Administração de Aviação Federal dos EUA, que a empresa conseguiu na última quarta-feira.
SpaceX lança foguete com 4 astronautas rumo à estação espacial; veja fotos
- 1 de 5Foguete SpaceX Falcon 9 voa para a Estação Espacial Internacional
- 2 de 5Nasa envia quatro astronautas para a Estação Espacial nesta sexta-feira (23)
- 3 de 5Os pesquisadores Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia, Meghan McArthur e Shane Kimbrough, da Nasa, Akihiko Hoshide, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão
-
- 4 de 5Falcon 9 viagem em alta velocidade após decolagem
- 5 de 5Foguete SpaceX Falcon 9 decola desde o lançamento
O voo é um dos muitos testes cruciais da campanha de desenvolvimento da SpaceX para construir um foguete totalmente reutilizável, capaz de enviar aproximadamente 150 toneladas de satélites ao espaço, além de humanos para a lua e, um dia, a Marte.
(Reportagem de Joey Roulette)