SpaceX envia lulas bebês e ursos d’água para experimentos no espaço

22ª missão de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional levará suprimentos para astronautas

Ashley Strickland, da CNN

Ouvir notícia

A SpaceX lançou nesta quinta-feira (3), às 14h29 (horário de Brasília), sua 22ª missão de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional.

A espaçonave carrega mais de 3 toneladas de suprimentos, experimentos de pesquisa científica e demonstrações de tecnologia. O veículo deve atracar na estação espacial no sábado (5).

Nessa carga, estão 5.000 tardígrados, conhecidos como ursos d’água, e 128 lulas bebês que brilham no escuro.

Ambos estarão envolvidos em experimentos na estação espacial, incluindo a avaliação de como os ursos d’água toleram o ambiente espacial. Os pesquisadores também querem saber se a falta de gravidade afeta as relações simbióticas entre as lulas e os micróbios benéficos. 

Outros experimentos que vão para a estação incluem um ultrassom portátil, operação remota de braços robóticos usando realidade virtual, análise de como os cálculos renais se formam no espaço, estudo do microbioma oral e produção de algodão mais resistente ao estresse.

Mais de uma dúzia dos experimentos que entram em órbita pertencem a estudantes. Centenas de experimentos científicos estão em andamento todos os dias na estação espacial, afinal, trata-se de um laboratório orbital. 

Os astronautas supervisionam esses experimentos e relatam suas observações aos cientistas na Terra. As pesquisas ajudam a compreender melhor a vida em gravidade zero, bem como a descobrir benefícios que podem ser aplicados na Terra.

Nasa envia lulas bebês e ursos d'água para experimentos no espaço
Nasa envia lulas bebês e ursos d’água para experimentos na Estação Espacial Internacional
Foto: Reprodução/Nasa

Mais Recentes da CNN