Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Telescópio descobre 2 planetas do tamanho da Terra além do nosso sistema solar

    Cientistas ainda não podem determinar se o planeta tem uma atmosfera, mas já foram captadas uma série de moléculas

    Esta ilustração mostra o exoplaneta LHS 475 b, recentemente confirmado pelo telescópio Webb.
    Esta ilustração mostra o exoplaneta LHS 475 b, recentemente confirmado pelo telescópio Webb. NASA/ESA/CSA

    Da CNN

    O telescópio Webb confirmou a existência de um exoplaneta, pela primeira vez, desde o lançamento do observatório espacial em dezembro de 2021.

    O mundo, conhecido como LHS 475 b, tem quase exatamente o mesmo tamanho da Terra e está localizado a 41 anos-luz de distância na constelação de Octans.

    Os cientistas ainda não podem determinar se o planeta tem uma atmosfera, mas as capacidades sensíveis do telescópio captaram uma série de moléculas. O Webb terá outra chance neste verão nos Estados Unidos de observar o planeta para construir sobre esses dados.

    O exoplaneta foi apenas uma das descobertas cósmicas de Webb anunciadas esta semana na reunião da American Astronomical Society em Seattle.

    Além do mais, a missão Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou TESS, da NASA espiou um segundo exoplaneta do tamanho da Terra em um intrigante sistema planetário a 100 anos-luz de distância — e o mundo pode ser potencialmente habitável.

    Outros mundos

    Desde a década de 1990, os astrônomos usam telescópios terrestres e espaciais para procurar sinais de planetas além do nosso minúsculo canto do universo

    No ano passado, a Nasa confirmou que existem mais de 5.000 mundos conhecidos, além do nosso sistema solar

    Os exoplanetas são notoriamente difíceis de obter imagens diretamente porque estão muito longe da Terra.

    Mas, os cientistas conhecem os sinais, procurando por oscilações de estrelas à medida que os planetas em órbita usam sua atração gravitacional, ou mergulhos na luz das estrelas quando os planetas passam na frente de seus hospedeiros estelares.

    É altamente provável que existam centenas de bilhões de exoplanetas esperando para serem descobertos.

    Parte da empolgação em torno do Telescópio Espacial James Webb é sua capacidade de observar as atmosferas de planetas potencialmente habitáveis ​​e descobrir novos mundos. Esta semana, o observatório espacial certamente entregou.