Veja dicas e ferramentas de segurança para evitar golpes no WhatsApp
Empresa baniu cerca de 6,8 milhões de contas relacionadas a centrais criminosas

O Whatsapp anunciou nesta terça-feira (5) novas ferramentas que ajudam os usuários a identificar e combater golpes por mensagem no aplicativo.
Segundo a empresa, 6,8 milhões de contas que tinha relação com centrais criminosas que aplicavam golpes foram banidas da plataforma.
Conheça as novas ferramentas contra golpes do Whatsapp
Conversas em grupo
Um novo resumo de segurança que será exibido quando alguém que não está nos seus contatos adicionar você a um grupo desconhecido no WhatsApp.
Essa seção incluirá informações importantes sobre o grupo e dicas para manter a segurança. Nela, você poderá sair do grupo sem nem precisar ler a conversa.
Caso ache que reconhece o grupo depois de conferir o resumo de segurança, você poderá optar por exibir a conversa para saber mais. As notificações ficarão silenciadas até que você indique que deseja ficar no grupo.
Mensagens individuais
Os criminosos podem tentar estabelecer o contato inicial com você em outras áreas da internet antes de pedir para enviar mensagens em um app de mensagens privadas, como o WhatsApp. Para proteger as pessoas dessa tática, estamos sempre testando novas abordagens que alertem as pessoas a fazer uma pausa antes de continuar a interação.
Por exemplo, estamos testando maneiras de alertar você ao iniciar uma conversa com alguém que não está nos seus contatos, mostrando mais informações sobre a conta para que você possa tomar uma decisão embasada.
Veja três dicas para evitar golpes no Whatsapp
Pare e pense
Espere um pouco para responder. Pondere se você reconhece o número de telefone ou se o pedido parece ser verdadeiro.
Questione
Esse pedido faz sentido? Parece bom demais para ser verdade? Estão pressionando você para enviar dinheiro, vales-presente ou códigos? Estão oferecendo um pagamento exageradamente alto por poucas horas de trabalho? Estão apressando você? Esses podem ser sinais de golpe.
Verifique
Se a pessoa afirma ser um amigo ou familiar, confira se ela realmente é quem diz ser. Entre em contato diretamente com esse amigo ou familiar, de preferência usando outra forma de comunicação. Por exemplo, se você recebeu uma mensagem no WhatsApp, faça uma ligação telefônica para essa pessoa. Se você recebeu um SMS, faça uma ligação no WhatsApp para o número de telefone que você conhece.


