Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vida na Terra pode acabar? Livro de editor da revista Nature tenta responder

    Nova obra de Henry Gee será lançada em 17 de junho no Brasil pela editora Fósforo

    Golfo do México visto do espaço
    Golfo do México visto do espaço Foto: Nasa/Unplash

    Pedro N. Jordãoda CNN

    O livro “Uma História (Muito) Curta da Vida na Terra“, que será lançado em 17 de junho, tenta responder a grandes mistérios do planeta e da humanidade: de onde viemos e para onde vamos?

    Escrita por Henry Gee, editor da revista Nature há 30 anos, a obra pondera sobre o fim: não só a vida individual pode acabar, mas a de uma espécie inteira, de um reino, de um bioma, e por que não a de um planeta?

    O texto ainda apresenta detalhes da evolução e como as criaturas deste planeta enfrentaram inúmeras alterações químicas e predadores vorazes, obrigadas a se adaptar para talvez chegar ao ecossistema que conhecemos.

    Com lentes de aumento em cada era geológica, Gee argumenta que o medo de desaparecer deve ser substituído pela sensação de pertencimento e continuidade.

    Se o aquecimento global é uma realidade que causa pânico a alguns, o autor mostra que faz-se necessário olhar para o passado de constante transformação e resiliência para entender quais são as possibilidades e perspectivas de futuro.

    O livro “Uma História (Muito) Curta da Vida na Terra”, que será lançado no Brasil pela editora Fósforo, foi vencedor do prêmio de livro científico de 2022 da Royal Society.