WhatsApp deixará de funcionar em celulares básicos; saiba quais

Sistema operacional de dispositivos simples não suportará mais o aplicativo de mensagens a partir de 2025

Giovana Christ, da CNN
Empresas como Nokia, Positivo e Multilaser fazem o uso da plataforma em seus aparelhos  • Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Compartilhar matéria

O aplicativo do WhatsApp não irá mais funcionar em celulares com o sistema operacional KaiOS. Para os usuários desses aparelhos que nunca conectaram seus dispositivos ao app ou desfizeram a conexão antes de 25 de junho, já não será mais possível usá-lo, e para os que ainda têm o app de mensagens ativado, só será possível fazer o uso dele até o começo de 2025.

A informação foi transmitida pela página de ajuda do site da KaiOS, que não justificou o encerramento do serviço.

O sistema operacional criado com base no antigo Firefox OS é utilizado em celulares básicos e adaptado para dispositivos que não têm tela sensível ao toque. Empresas como Nokia, Positivo e Multilaser fazem o uso da plataforma em seus aparelhos.

A página de Central de Ajuda no WhatsApp continua indicando que aparelhos com KaiOS 2.5.0 e posteriores, incluindo JioPhone e JioPhone 2, são considerados compatíveis com o sistema, o que pode mudar após o início de 2025, como indicado pelo sistema operacional.

A KaiOS diz que todos os anos, analisa quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários. "É possível que esses aparelhos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp" -- o que pode indicar um motivo para o encerramento da parceria.

Outras informações sobre mudanças no funcionamento do aplicativo WhatsApp para os sistemas operacionais Android e iOS não foram encontradas.